Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Médico de Kalil diz que não pode garantir que foi a cloroquina que o curou da Covid-19


Médico de Kalil diz que não pode garantir que foi a cloroquina que o curou da Covid-19
Foto: Reprodução / G1
O cardiologista Roberto Kalil, do hospital Sírio-Libanês, tomou cloroquina em seu tratamento contra o coronavírus mesmo com a resistência de um de seus médicos, Carlos Carvalho, da mesma instituição.

O pneumologista diz que Kalil perguntou, após conversar com outros membros da equipe médica, se deveria incorporar a cloroquina. Carvalho respondeu que não concorda com o uso do remédio para isso no momento, mas que não se oporia ao colega, segundo a coluna Painel da Folha de Sâo Paulo.

"Cientificamente, estou certo de que ainda não há estudos que comprovem a eficácia da cloroquina contra o coronavírus", diz Carvalho. “Não há como dizer que foi a cloroquina que ajudou o Kalil. Ele tomou outros remédios além dela”, completa.

“Eu mesmo tive coronavírus, tomei Novalgina e outros remédios e estou curado. Vou dizer que a Novalgina cura coronavírus?”, questionou o médico.

Carvalho, 66, faz parte de grupo de risco, foi contaminado pelo coronavírus e curou-se sem cloroquina. “Se amanhã os estudos mostrarem que a cloroquina é eficaz, vou receitar aos pacientes. Por enquanto nada disso foi apresentado”, afirma.

Ele voltou a trabalhar nesta quarta-feira (8). Sua esposa também foi contaminada e segue em tratamento.

Carvalho ressalta que existe também o lado emocional, e então ele tem conversado com pacientes caso a caso para decidir se aplica ou não a cloroquina. Sua crítica se dirige ao uso generalizado do remédio sem que existam evidências científicas mais sólidas de sua eficácia, diz.

Nesta quarta-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saudou Kalil em seu pronunciamento pela decisão de ter declarado que se tratou com cloroquina e por dizer que está usando o remédio em seus pacientes.

Ao Painel Carvalho disse que não viu o pronunciamento. Informado de que o presidente disse que a decisão de Kalil poderia salvar milhares de vidas, ele disse não saber se procede.

"Não sei dizer. Não critico quem prescreve aos pacientes. Os casos têm individualidade e têm que ser tratados numa relação entre médico e paciente. Mas acho que ainda não temos estudos científicos o suficiente para receitar cloroquina para todo mundo", diz.

"Você pode gerar uma situação em que a pessoa contaminada com coronavírus acha que tem que conseguir cloroquina e, se não conseguir, fica desesperada, quando ainda não é certo que esse é o método eficaz", pondera.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS