Um técnico em enfermagem do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (BA) procurou a redação do Tribuna do Recôncavo, nesta quarta-feira, dia 06, para relatar sua preocupação sobre o risco dos profissionais de saúde da unidade se contaminarem com o novo coronavírus.
“Há informações de que a unidade dispõe de protetores faciais, no entanto não foram dispensados para a maioria dos colaboradores. Quem quer uma proteção mais eficaz tá adquirindo com recursos próprios. Isso mesmo, [colaboradores] estão comprando protetores faciais, máscaras N95, alguns até óculos de proteção”.
Ainda segundo ele, as máscaras descartáveis estão sendo disponibilizadas pelo hospital, porém a quantidade oferecida (4 máscaras/24h) não é suficiente para o tempo de uso. “E a Máscara N-95, segundo orientações, só receberemos quando o paciente testar positivo à Covid-19, e quando o profissional for prestar assistência direta ao mesmo”.
O colaborador conclui ressaltando que, talvez pelas unidades hospitalares estarem seguindo esses padrões, haja em outros hospitais tantos profissionais da saúde infectados pelo novo coronavírus, pois, muitas vezes o paciente está com a doença, mas não apresenta sintomas óbvios.
Disse também que muitos colaboradores do HRSAJ estão muito abalados psicologicamente, com medo de serem infectados e levarem a doença para seus familiares. “Muitos pensam em pedir demissão, alguns até já pediram. Aí eu pergunto: COMO FICA A SEGURANÇA DO PROFISSIONAL? Queremos continuar somando e cuidando.
Fonte: Tribuna do Recôncavo