Últimas Notícias

Covid-19: Hospital da Bahia apresenta colapso e orienta busca por outras unidades


Covid-19: Hospital da Bahia apresenta colapso e orienta busca por outras unidades
Em caso de morte iminente o atendimento não é negadoLuciano da Matta | Ag. A Tarde
Devido à pandemia do coronavírus, o Hospital da Bahia, localizado no bairro da Pituba, em Salvador, apresentou colapso por ocupação total nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), incluindo setores de atendimento a casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR). O estado crítico foi denunciado ao Portal A TARDE por funcionários da unidade de saúde, após terem acesso a um comunicado com orientações a seguir.
No texto, classificado como “orientações do período de lockdown”, o superintendente executivo do hospital, Marcelo Zollinger, enfatizou que, em caso de risco iminente de morte, o atendimento não poderá ser negado. “Atendimentos clínicos serão abertos e triados. Se identificado febre, alteração de frequência respiratória ou dessaturação serão orientados a procurar outra unidade por não previsibilidade do retorno da abertura de atendimentos”, diz o informe.
Procurada, a assessoria do Hospital da Bahia informou que o local está passando por um plano estratégico de emergência durante a pandemia. Leia abaixo o comunicado enviado ao Portal A TARDE detalhando a atual situação da unidade de saúde:
“Plano Estratégico da Emergência do Hospital da Bahia durante a Pandemia e Colapso por ocupação total, inclusive nos leitos ditos vermelhos ou de atendimento a situação de Parada Cardio Respiratória (PCR)e risco iminente de morte.
-Indicadores-Colapso total das estruturas de atendimento, incluindo unidade de emergência, incluindo os leitos vermelhos, e todos os leitos assistências de Terapia Intensiva e Semi Intensivas, disponibilizados pelo Hospital da Bahia.
-Nestes casos, suspender trânsito de ambulâncias, explicando a situação de momento e orientando através da liderança de enfermagem e Serviço Social para demais unidades com capacidade de recebimento.
-Pacientes com demanda espontânea, serão triados pela enfermeira de triagem e caso com quadros febris leves e sem sinais de disfunção respiratória, serão orientados a cerca das dificuldades momentâneas de atendimento e orientados a retornarem para suas casas com os devidos cuidados,atentando e clamando pela compreensão dos envolvidos.
-Pacientes que apresentem algum grau de disfunção respiratória, sem ameaça a sua vida, serão triados e atendidos, para posterior regulação para outras unidades da cidade, enquanto permanecer o colapso na nossa estrutura física assistencial por absoluta falta de leitos.
-Risco Iminente de morte, não se nega em absoluto atendimento, na busca imediata do resgate da vida, com medidas internas de contingenciamento, já utilizadas em outras situações, e portanto já conhecidas por toda equipe assistencial.
A Coordenação Médica e de Enfermagem da Unidade de Emergência da instituição e a Gerência Médica, estarão diuturnamente acompanhando e se responsabilizando na Vigilância Ostensiva em cada momento de colapso na estrutura assistencial da Unidade de Emergência.
-Todos os esforços estarão sendo realizados pelos setores assistenciais objetivando girar leitos com agilidade,para que consigamos restringir com a maior brevidade os períodos de colapso nos atendimentos emergenciais!
Copiados Gerência Operacional,Enfermagem,Médica,Coordenação Médica e de Enfermagem da Emergência,Hotelaria,Liderança de Psicologia e Serviço Social.
Marcelo Zollinger
Superintendente Executivo”
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS