Últimas Notícias

Drauzio Varella critica lobby pela cloroquina e vê SUS fortalecido após pandemia

[Drauzio Varella critica lobby pela cloroquina e vê SUS fortalecido após pandemia]


Médico ainda criticou as trocas constantes no Ministério da Saúde: 'Na área da saúde, a política não deve interferir'




Médico oncologista, escritor e cientista, Drauzio Varella criticou o lobby pela cloroquina como medicamento eficaz no combate ao coronavírus. Em entrevista a Mário Kertész hoje (25), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele afirmou que há uma campanha sem a real definição sobre a substância, que já teve a inutilidade comprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Não há um estudo que mostre que ela tem utilidade. Ela impõe riscos, muitas pessoas têm arritmia cardíaca e morte súbita por uso da cloroquina, além do que, quando você coloca uma droga à disposição, você não sabe como as pessoas vão tomar, se vão tomar como o vizinho tomou ou se vão aumentar a dose. Não tem nenhum sentido essa droga ser tomada fora de estudos científicos. Todos feitos até agora demonstram a inutilidade desse medicamento", afirma.
Varella ainda declarou que não há dúvidas de que uma vacina será desenvolvida contra o coronavírus. No entanto, de acordo com o médico, é importante que os riscos para a população sejam afastados. "Temos condições práticas e financiamento para desenvolver. O problema é que em laboratório ela atesta em algumas pessoas e aumenta o número de anticorpos. Primeiro precisamos verificar se esses dados laboratoriais vão realmente proteger as pessoas e demonstrar que não vão causar problemas ou efeitos colaterais. Será que a pessoa vacinada não vai ter uma doença mais forte do que aquela? Tudo isso tem que ser afastado. Para isso se precisa de um tempo", destacou o especialista.
Questionado por MK, Drauzio Varella avaliou que o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá sair fortalecido após a pandemia de Covid-19. Criado a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 e regulamentado dois anos depois, o sistema é considerado o maior mecanismo de saúde pública do planeta. "O SUS é vilipendiado no Brasil. Temos o maior sistema de saúde pública no mundo. Passamos a vida inteira xingando o SUS e só apontando os defeitos que ele tem. Imagine se não existisse o SUS. Tem uma frase do sanitarista Gonzalo Vecina, que diz que, sem o SUS, é a barbárie. É verdade. Imagina se num momento como esse não tem o SUS? Aqui no Brasil as pessoas xingam o SUS e fazem um plano de saúde, que pagam com dificuldade. Numa hora como essas, você pode ter um plano de saúde maravilhoso e o hospital ao qual você tem direito está lotado. E você vai depender de quem? Do velho SUS, que tem 30 anos e nem é tão velho assim", comentou. 
"O maior programa de vacinação e transplantes de órgãos do mundo é no Brasil. Nós não damos o menor valor. Na Olimpíada de Londres, aparecia no centro do gramado a escritura NHS, que é o National Health System, que é o sistema nacional de saúde. Quando houve olimpíada aqui, tínhamos que ter posto o SUS. Perto do SUS, o NHS é uma brincadeira", acrescentou. 
Drauzio Varella ainda criticou as trocas constantes no Ministério da Saúde. Somente no governo do presidente Jair Bolsonaro, dois chefes da pasta foram demitidos por discordância com o chefe do Executivo. "Nos últimos 10 anos, tivemos 13 ministros da Saúde. Não sei se 14 agora, porque se troca ministros toda hora. O que se consegue fazer nesse tempo?", questionou o médico. "Na área da saúde, a política não deve interferir. Não pode escolher ministro ou secretário por critérios políticos. Não tenho que dar cargo para partido tal para apoiar. Saúde e a Educação não podem ser assim, de jeito nenhum. Tem que haver continuidade, pessoas que tocam o serviço para frente", finalizou. 
m1
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS