Últimas Notícias

Distribuição de cloroquina sem receita é infração sanitária, ressalta secretário de Saúde

Distribuição de cloroquina sem receita é infração sanitária, ressalta secretário de Saúde
Diante da repercussão de um "Kit-Covid" anunciado pela Prefeitura de Itagi, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lembra que o protocolo para compra de medicamentos como a hidroxicloroquina mudou. Atualmente, só é possível adquirir o remédio mediante apresentação de uma receita médica.

"A dispensação de cloroquina e hidroxicloroquina é regulada pela Anvisa. Sua distribuição sem retenção de uma via da receita por um farmacêutico registrado configura infração sanitária", escreveu o secretário, que também é médico, especializado em cardiologia, em postagem no Twitter na manhã desta segunda-feira (13). A mensagem foi acompanhada de alguns links que direcionam para o protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

"Temos que conter esse movimento inconsequente de alguns", acrescentou o secretário em mensagem encaminhada ao Bahia Notícias.

O kit da Prefeitura de Itagi tem entre seus medicamentos o reuquinol, que é um sulfato de hidroxicloroquina, e a ivermectina. Ambas substâncias não têm sua eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19 . 

No caso da primeira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) frisa que ela só deve ser usada em pacientes com coronavírus sob estrita supervisão médica, pois possui efeitos colaterais graves. Já o segundo foi alvo de uma nota de esclarecimento da Anvisa na última sexta-feira (10). No comunicado, o órgão ressalta que não há estudos conclusivos que comprovem o uso do medicamento contra a Covid-19, assim como não existem estudem que refutem seu uso. Dessa forma, a responsabilidade é do médico prescritor.

Também médico, o prefeito de Itagi, Olival Andrade, reconheceu que "não existe no mundo uma medicação específica para tratar" a doença, mas ponderou que "algumas medicações têm feito a diferença". "Por ter sido politizada, algumas drogas, ou uma droga, tornou-se uma coisa anormal. Vários hospitais instituem seus protocolos e têm dado excelentes resultados nos primeiros dias dos sintomas. O que me interessa é salvar vidas, como gestor e médico. Em uma guerra a gente usa a arma que tem", defendeu em entrevista ao G1 BA.

Ele acrescenta que quando se usa a hidroxicloroquina, é feito um Eletrocardiograma (ECG) antes do tratamento, depois do primeiro, no terceiro dia da medicação e depois no quinto dia. "Paciente cardíaco, com comorbidade, isquêmico, não se faz o uso da droga", acrescentou ao portal.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a cidade possui 13 casos de coronavírus e nenhuma morte até este domingo (12).
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS