Últimas Notícias

Pesquisadores de Hong Kong anunciam primeira reinfecção pelo Sars-Cov-2 no mundo

Pesquisadores de Hong Kong anunciam primeira reinfecção pelo Sars-Cov-2 no mundo
Um paciente que teve contato com o novo coronavírus registrou uma segunda infecção quatro meses depois, com uma sequência genética diferente. Segundo cientistas de Hong Kong, este é o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do mundo. De acordo com o G1, o resultado da pesquisa foi publicado no "Clinical Infectious Diseases", da editora da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A conclusão foi baseada em um teste feito no código genético do vírus. O da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira. O paciente, um homem de 33 anos, teve apenas sintomas leves no primeiro contato. No segundo, não apresentou sintoma algum.

"Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada", pontuou o microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong, Kelvin Kai-Wang To.

A pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP, Ester Sabino, acredita que a descoberta proporciona o entendimento de que a transmissão da doença se mantém. "Porque você mantém o vírus circulando por muito tempo. Endemia é isso. É um problema", avaliou. 

Para a líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, é possível que este seja o primeiro caso. Ao menos, foi o primeiro a ser documentado. 

"Acho que é importante colocar isso em contexto. Houve mais de 24 milhões de casos relatados até agora, e precisamos olhar para isso a nível de população. É muito importante que documentemos isso, e, em países que podem fazer isso, que o sequenciamento seja feito. Isso ajudaria muito. Mas não podemos pular para nenhuma conclusão, mesmo que esse seja o primeiro caso documentado de reinfecção", ponderou Kerkhove.

Ainda segundo o G1, a líder técnica pontuou que os infectados pela Covid-19 costumam desenvolver algum nível de imunidade contra a doença. No entanto, ainda não se sabe o quanto de proteção essa imunidade oferece, nem o tempo que ela dura. 
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS