quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Prefeitos e vereadores do interior da Bahia testam positivo para covid-19 após campanha eleitoral no 1º turno

Foto: Reprodução

 

Ao menos oito prefeitos e oito vereadores, entre eles políticos eleitos, tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19, após as campanhas eleitorais de primeiro turno na Bahia. Os oito vereadores são da cidade de Guanambi, que fica no sudoeste da Bahia. A Câmara Municipal, que tem 15 vereadores, suspendeu todas as atividades administrativas e legislativas. A suspensão começou na terça-feira (24) e segue até o dia 8 de dezembro. A câmara não informou se todos os vereadores passaram por testes.

Um dos infectados é o presidente da casa, Zaqueu Rodrigues (DEM). A câmara não informou quem são os outros infectados. Já os prefeitos que também contraíram o coronavírus são de várias regiões do estado. Um deles, o Phelipe Brito (PSD), que foi eleito em Ituaçu, participou de eventos com grandes aglomerações durante a campanha eleitoral, e chegou a ser carregado por várias pessoas sem máscara. Além desses casos, o senador Angelo Coronel (PSD) anunciou que também contraiu o coronavírus.

A assessoria dele informou, por meio de nota, que ele tem sintomas leves e está isolado em casa, trabalhando de forma remota. Ele está sob cuidados da esposa, Eleusa Coronel, que concorreu ao cargo de vice-prefeita de Salvador, e testou negativo para a Covid-19. Entre setembro e outubro, foi registrado vários casos de aglomerações promovidas por campanhas eleitorais em todo o estado. Além de desrespeitar o decreto então vigente de suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, os candidatos também não cumpriram determinações municipais.

Prefeitos que contraíram Covid-19

Thiago Gilleno (PSD) – prefeito eleito de Ponto Novo, no norte da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
Phelipe Brito (PSD) – prefeito eleito de Ituaçu, no sudoeste da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
Carlos Matos (DEM) – prefeito eleito de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 Km de Salvador. Não há detalhes sobre estado de saúde.
Neo Afonso (PSD) – perfeito eleito de Formosa do Rio Preto, no oeste da BA. Não há detalhes sobre estado de saúde.
Cordélia Torres (DEM) – prefeita eleita de Eunápolis, no sul da Bahia. Está em isolamento. Paulo Dapé, marido de Cordélia e ex-prefeito da cidade, está entubado em UTI.
Ricardo Rodrigues (PSD), atual prefeito de Lapão. Está internado em Salvador.
Armando Mayerhofer (MDB), atual prefeito de Sobradinho, no norte da Bahia. Está internado e já foi hospitalizado duas vezes.
Ivoney Raimundo (DEM), atual prefeito de Aporá, a cerca de 200 km de Salvador. Está internado em Salvador. 


G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário