Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Covid-19: Lacen atinge o teto de testagem e tem exames represados aguardando resultado

Covid-19: Lacen atinge o teto de testagem e tem exames represados aguardando resultado

Depois de superar os 12 mil casos ativos da Covid-19 no início de dezembro, a Bahia passou a registrar uma queda frequente no número de contaminados, até alcançar 5.710 nesta segunda-feira (28), menor número desde 4 de novembro . Entretanto, os dados não podem provocar um relaxamento da população do estado, que ainda enfrenta a segunda onda da pandemia.

 

Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, os números não significam uma redução da taxa de contaminação no estado, mas sim uma insuficiência de testagem por parte do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O governo baiano aguarda a chegada de novos equipamentos para realizar exames que estão atrasados.

 

“Atingimos nosso teto de testagem no Lacen e temos exames represados. Estamos aguardando as novas máquinas chegarem, para tirar o atraso”, afirmou Vilas-Boas, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A previsão é que a chegada de todos os novos equipamentos ocorra até o final de janeiro, quando os números da pandemia de Covid-19 na Bahia podem ter um aumento substancial, refletindo os exames que agora estão represados no Lacen. Entretanto, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) afirma estar buscando outras maneiras de acelerar a testagem.

 

“Já chegou uma [máquina]. As demais chegam janeiro. Estamos trabalhando em soluções alternativas para eliminar o acumulado e resolver definitivamente”, concluiu o secretário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS