Últimas Notícias

Reviravolta: após decisão judicial, vereador Uberdan presidirá sessão de posse e solenidade será online

 

A Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus recorreu da decisão judicial que concedia ao vereador Cristiano Sena o direito de presidir a sessão de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos. Em 2º instância, deliberou-se que o vereador Uberdan Cardoso presidirá a sessão, que deve ser totalmente online.

A juíza classificou a decisão anterior, que concedeu o direito a Cristiano Sena, como inconveniente intromissão do Poder Judiciário nas questões de deliberações interna corporis, já que, em reunião, os vereadores tinham decidido pelo nome de Uberdan Cardoso. “Observa-se que a Câmara deliberou de modo democrático e diante da observância dos seus normativos internos acerca da escolha do presidente da sessão em questão”, diz a sentença.

Sobre a solenidade, a juíza ressalta que a modalidade online da sessão de posse foi aprovada pela Câmara de vereadores, ato de competência interna, não havendo necessidade de substituir tal atribuição por atuação jurisdicional. Dessa forma, reafirmou que a cerimônia de posse deve ser totalmente online.

Em entrevista ao Programa do Valente na quarta-feira (30), o vereador Uberdan Cardoso havia falado sobre a decisão da juíza, Dr. Edna Nery, de conceder ao edil Cristiano Sena o direito de presidir a sessão solene.

Ele lembrou que a Lei Orgânica e o regimento interno definem que a sessão de posse deve ser presidida pelo vereador que recentemente ocupou cargo na mesa. “Então, o presidente, se tivesse sido eleito, o vice-presidente, o secretário, qualquer um pode presidir a sessão. Não determina, nem no Regimento, nem na Lei Orgânica, hierarquia”, explicou.

O edil ainda disse que em conversa, após uma reunião dia 7 de dezembro, o vereador Cristiano disse não ter interesse em presidir a sessão de posse. Entretanto, algum tempo depois, após ficar estabelecido que ele presidiria a sessão, chegou um ofício de Sena, afirmando que queria ser o presidente durante a cerimônia. ” Como o ato foi publicado, era um pedido isolado, os três da mesa definiram. Quando foi hoje pela manhã, o prefeito Genival me ligou e falou sobre a situação da posse, pedindo para fazer semipresencial, mas expliquei que não quero carregar o ônus de aglomerar. Ele pediu para avaliar e eu disse que iria falar com os outros colegas. Conversei com os colegas e, em meio a isso, sou surpreendido com uma decisão da juíza local, deferindo um mandado de segurança, definido que Cristiano vai presidir a posse e que a sessão será semipresencial, tudo como os advogados da coligação determinaram”, relatou.

blogdovalente

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS