sábado, 19 de dezembro de 2020

Santo Antônio de Jesus se tornou uma das piores cidades para investimento de pequenos empreendedores ( ENTENDA )


A cidade de Santo Antônio de Jesus, tem se tornado uma das piores cidades do estado para investimentos de pequenos empreendedores. Quem não se lembra do sonho do pequeno empreendedor com a chegada do Shopping popular Mega China ? Sonho que fracassou em pouco tempo, infelizmente muitos comerciantes não conseguiam pagar os aluguéis de seus pontos e com isso aos poucos foram abandonando o Shopping popular, com muitos investidores de fora retornando para suas cidades de origem.

A especulação imobiliária é surreal no município e um ponto pequeno no centro da cidade chega a custar 3 mil reais; Falamos pequeno mesmo, ponto que serve apenas para pequenas lojas de capa de celular e muitas vezes sem banheiro. Um ponto comercial pequeno em Itapuã na Capital Baiana Salvador, encontramos por 350 até 700 reais mensais e muitos desocupados pois as pessoas na capital acham esse valor um pouco salgado.

Se analisarmos em termo de serviço DELIVERY, um pequeno empreendimento na capital baiana em um bairro como Itapuã é muito mais atrativo que um ponto na cidade de Santo Antônio de Jesus, que não tem praia e não há muitas opções de lazer. Vale ressaltar que a cidade só dispõe de 02 salas de cinema e muitos admiradores de bons filmes, acabam viajando para Feira de Santana ou até Salvador para curtir com a família.

Além do pequeno empreendedor sofrer com os altos preços cobrados em minúsculos pontos comerciais, sofrem com aluguéis residenciais um dos mais caros do país. Casas simples  são alugadas por 900 até 1.500 reais, muitas sem garagem e sem nenhuma opção de lazer.

SAJ é uma cidade com alto índice de casos de violência, com uma grande insegurança por parte de toda a população e não há cabimento de tanta especulação imobiliária surreal .

Outra questão é que a maioria dos trabalhadores são comerciários que recebem salário mínimo e um pouco de comissão,  e isso mostra que os próprios especuladores não avaliam as condições do trabalhador.

Em outras cidades do Recôncavo é possível alugar uma boa residência por até 400 reais mensais, valor real com base no salário mínimo do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário