Últimas Notícias

Vacinação dos primeiros grupos prioritários na Bahia pode demorar até 3 meses: ‘envio de doses a conta-gotas’

 

[Vacinação dos primeiros grupos prioritários na Bahia pode demorar até 3 meses: ‘envio de doses a conta-gotas’]

A vacinação dos primeiros grupos prioritários na Bahia, que deveria ser encerrada em um mês, deve demorar cerca de três meses. A estimativa é do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Em entrevista; Agora nesta quarta-feira (10), na Piatã FM, ele reclamou da demora do governo federal em mandar novas doses das vacinas contra o coronavírus e de liberar imunizantes como a russa Sputinik V.

“A vacinação está caminhando tranquilamente na Bahia, salvo raras exceções. Semana que vem devem haver novos ressuprimentos, mas a conta-gotas. Deveríamos concluir na sexta-feira a vacinação dos primeiros públicos prioritários, mas como o governo federal não enviou as 450 mil vacinas necessárias, pode demorar três meses o que seria feito em um mês”, criticou Vilas-Boas. 

O atraso prejudicará a imunização de toda a população brasileira. Se o tempo inicial estimado de imunização era de 18 meses, essa estimativa pode se alargar a perder de vista.

“Tivemos falhas no ano passado na atuação do governo federal nessa questão das compras das vacinas e dos acordos comerciais, mas hoje percebemos por parte do Ministério da Saúde um esforço para correr contra o tempo perdido, fazendo pré-acordos de aquisição antes de sair o registro, mas infelizmente a nota negativa ainda é a Anvisa, que ainda não permitiu que tivéssemos acesso rápido às vacinas”, acrescentou. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS