Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Renan Calheiros acusa Bolsonaro de interferir no TCU para evitar problemas com orçamento


Renan Calheiros acusa Bolsonaro de interferir no TCU para evitar problemas com orçamento

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) denunciou uma suposta manobra do presidente Jair Bolsonaro para conseguir maioria no Tribunal de Contas da União (TCU) e se blindar contra a acusação contra eventual crime de responsabilidade por causa da sanção do Orçamento de 2021.

 

"O Orçamento atual é um verdadeiro tour de france. Festival de irregularidades e sequestro de R$ 51 bi para emendas parlamentares e do ex-relator. Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo", escreveu o parlamentar no Twitter.

 

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, um dos ministros do TCU, Raimundo Carreiro, comunicou ao senador que pode deixar o TCU para assumir a embaixada de Portugal, abrindo vaga para que Bolsonaro indique um novo ministro ligado a ele. Um dos nomes aventados é o do senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

 

No entanto, a manobra de Bolsonaro pode ser frustrada porque já há articulações em andamento para que a senadora Katia Abreu (PP-TO), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, dificulte a indicação de Carreiro para qualquer embaixada, já que ela teria que ser aprovada pelo colegiado. Procurado, o ministro Carreiro não respondeu às ligações da coluna.

 

Na semana passada, o Ministério Público junto ao TCU pediu que o órgão de controle emita um alerta preventivo de que a sanção do Orçamento de 2021 poderia levar o presidente Jair Bolsonaro a responder por crime de responsabilidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS