OLIMPÍADAS


segunda-feira, 28 de junho de 2021

Vacinação em massa com imunizante da Fiocruz em Botucatu reduziu em 71% casos de Covid

 

Vacinação em massa com imunizante da Fiocruz em Botucatu reduziu em 71% casos de Covid
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde


A vacinação em massa na cidade de Botucatu, em São Paulo, com a vacina da Aztrazeneca/Oxford/Fiocruz mostrou redução de 71% de casos da doença em seis semanas. A imunização de toda a população maior de 18 anos com o imunizante faz parte de um estudo feito pelo Ministério da Saúde.

 

Os pesquisadores estimavam a redução de casos a partir da segunda quinzena de junho, situação confirmada pelos dados preliminares da pesquisa.

 

De acordo com reportagem do G1, na última semana, fechada no sábado (26), a média diária de casos ficou em 40, contra 73 registros na semana anterior, uma queda de 45%. No acumulado entre a quinta e sexta semana após a vacinação em massa, quando começou a ser registrada a queda de casos, a redução foi de 71,3%.

 

A vacina produzida pelo Instituto Butantan, CoronaVac, também foi utilizada em massa em um estudo no município de Serrana, também em São Paulo. O imunizante apresentou resultados positivos, com queda de 95% das mortes na cidade.

 

Em entrevista ao portal, o médico infectologista e responsável pelo estudo, Carlos Fortaleza, a tendência é que, como a vacina ameniza os sintomas, a transmissibilidade fique menor. E a partir dessa queda na transmissibilidade também deve passar a cair a taxa de internações, ou seja, do desenvolvimento de casos graves que precisam de hospitalização e, por consequência, a redução das mortes.




BN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário