Últimas Notícias

Bolsonaro é processado por racismo após chamar cabelo black power de 'criador de baratas'

 

Bolsonaro é processado por racismo após chamar cabelo black power de 'criador de baratas'

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizaram uma ação civil pública contra a União e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por prática de racismo após se referir ao cabelo "black power" de um apoiador negro como um "criador de barata".

 

Segundo o jornal O Globo, a fala de Bolsonaro aconteceu durante uma conversa com simpatizantes na saída do Palácio da Alvorada, no dia 8 de julho. O presidente se referiu ao apoiador, o missionário Maicon Sullivan, como um "criador de barata".

 

"Como está a criação de barata ai? Olha o criador de barata aqui", afirmou Bolsonaro, rindo e apontando para Sullivan. "Você não pode tomar ivermectina que vai matar seus piolhos", continuou.

 

Na ação, o MPF e a DPU, argumentam que os atos praticados por Bolsonaro reforçam "estereótipos raciais negativos e caracterizam discriminação e intolerância contra pessoas negras". Ainda segundo o jornal O Globo, o presidente já havia feito comentários semelhantes ao missionário em maio, também durante conversa no Alvorada.

 

Após as declarações do dia 8 de julho, que deram origem a ação, Bolsonaro convidou Sullivan para sua live semanal e disse que os comentários foram uma brincadeira. Já o apoiador negou que tenha se ofendido. Em seguida, Bolsonaro voltou a comentar sobre o cabelo de Sullivan e perguntou quantos banhos ele tomava por mês.

 

O MPF pede que as declarações, consideradas ofensivas, sejam retiradas das redes sociais de Bolsonaro e da rede oficial da Presidência da República. Além disso, solicitou que o presidente seja condenado a publicar uma retratação nos meios de comunicação oficial e na grande imprensa.

 

A ação também prevê o pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor mínimo de R$ 5 milhões, que será revertido ao Fundo de Direitos Difusos.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS