OLIMPÍADAS


terça-feira, 28 de setembro de 2021

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro em São Paulo

 

Fósseis foram apresentados nesta segunda-feira (27)

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro em São Paulo

Pesquisadores em Monte Alto (SP) descobriram uma nova espécie de dinossauro. O fóssil inédito com mais de 70 milhões de anos foi encontrado na zona rural do município e apresentado pelos pesquisadores nesta segunda-feira (27). 

O Kurupi itaata, como está sendo chamado, pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado na cidade, que é considerada terra dos dinossauros pelas descobertas de fósseis e por abrigar um museu de paleontologia.

Os abelissaurídeos estão entre os maiores predadores da América do Sul, predominantemente na Argentina, que concentra o maior número de espécies. Eles viveram entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. 

O primeiro pedaço do fóssil foi encontrado em 2002 mas o processo de escavação só foi concluído em 2014. Após todo o processo de retirada os fósseis começaram a ser preparados para ficarem expostos no Museu de Paleontologia. O intervalo de tempo entre a descoberta e a apresentação se dá por causa do trabalho minucioso de separação dos ossos das rochas em que eles estavam

Nenhum comentário:

Postar um comentário