OLIMPÍADAS


sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Comitiva do Governo do Estado prospecta investidores na região de Champagne, na França




No segundo dia de missão oficial na França, a comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, foi à região de Champagne conhecer a tecnologia de produção das uvas, a industrialização dos vinhos, o potencial de enoturismo e prospectar investidores da região para a Bahia. Champagne abriga a União de Cooperativas Auboise, presidida por Christian Jojot, proprietário da Marquis de Pomereuil, na cidade de Les Riceys, uma das 10 cooperativas que formam o grupo e primeira parada dos gestores. Em seguida, eles foram para Devaux Champagne, em Merrey-Sur-Arce.


“Viemos a um dos melhores lugares do mundo na produção de espumantes e queremos levar a expertise do velho mundo para nossa Bahia, que tem um terroir propício e prospero. O Vale do São Francisco e a Chapada Diamantina já produzem excelentes bebidas premiadas, fruto de intercâmbio que fizemos nesta mesma região faz 14 anos. Queremos alavancar ainda mais as regiões proporcionando melhores condições à população com a chegada de mais desenvolvimento. O turismo é outro ponto chave, a natureza já fez sua parte, as belezas naturais são inquestionáveis, nós, como Governo do Estado, temos trabalhado intensamente para melhorar a infraestrutura e atrair investidores e turistas”, declara Leão.


O secretário da Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira, destaca a importância de conhecer experiências internacionais em setores que o Estado atua, na busca por novas referências e parcerias. “A visita a produtores de vinho da região de Champagne, na França, mostra-se especial. Na Bahia, o setor das uvas vem em uma crescente, inclusive com a produção de vinhos de grande qualidade. Voltamos ao nosso estado, agora, com novas ideias para incentivar ainda mais essa cadeia produtiva, pois a uva e os vinhos da Bahia têm tudo para ganhar outros mercados internacionais”, pontua.


"Estamos em uma região da França com cidades seculares, que fazem turismo unindo história e vinicultura. É uma experiência de grande sucesso, que pretendemos adaptar para as regiões da Bahia com vocação para o enoturismo, que são o Vale do São Francisco e a Chapada Diamantina", ressaltola o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar. 


Além do vice-governador e dos secretários estaduais de Turismo e Agricultura, participaram da visita institucional o deputado baiano Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, e o diretor de Planejamento Territorial da Secretaria do Planejamento, Herbert Oliveira.


_Ascom/Seplan_


Nenhum comentário:

Postar um comentário