Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Dois homens morrem asfixiados durante garimpo em poço a 18m de profundidade


Suspeita é que eles tenham inalado fumaça tóxica de um motor de sucção usado na atividade

Dois homens morrem asfixiados durante garimpo em poço a 18m de profundidade

Dois homens morreram enquanto trabalhavam em um poço a 18 metros de profundidade na localidade de Socotó, em Campo Formoso, na região norte da Bahia. Segundo o portal G1, o caso aconteceu na tarde de segunda-feira (11) e foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim.

A corporação informou que, após serem acionadas, equipes do 9º Grupamento foram enviadas e já os encontraram sem vida. Os militares disseram que as vítimas inalaram fumaça no buraco e, por isso, sofreram asfixia.

Testemunhas disseram que o local funciona como um garimpo clandestino. Para exploração, foi aberto o poço, conhecido como corte, que teria alagado. A dupla, então, entrou no lugar com o auxílio de uma bomba de sucção para retirar a água e prosseguir o trabalho.

De acordo com o G1, houve uma pane no motor do maquinário e provocou uma fumaça tóxica no interior do poço. Sem conseguir sair do local, os homens morreram asfixiados.

Os bombeiros retiraram os homens do poço e entraram em contato com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a remoção do corpo e adoção dos outros procedimentos legais. O caso foi registrado pela Delegacia Territorial de Campo Formoso.

Em nota enviada ao G1, a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB) disse que o acidente aconteceu em uma área a mais de 8 quilômetros de distância da área que ela atua com a chamada Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Informou que, que por isso, não tinha conhecimento do funcionamento de lavra clandestina no garimpo de Socotó, a qual, segundo a companhia, se encontra paralisado há vários anos.

A CMB afirma que nunca operou naquela região e que atualmente está no processo de legalização e licenciamento. Disse que, somente após as devidas autorizações e a anuência dos referidos órgãos licenciadore,s poderia explorar a área.

A companhia ainda diz que, por não se tratar de área de sua responsabilidade, não tem como informar se as vítimas usavam os devidos EPIs no momento do acidente

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS