Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Bahia registrou 5 óbitos por picadas de aranha em 2021; verão aumenta incidência do animal


Bahia registrou 5 óbitos por picadas de aranha em 2021; verão aumenta incidência do animal 

Propício para o aparecimento de aranhas, o verão com seu clima quente e úmido, apresenta um aumento no número de acidentes por animais peçonhentos. Nesta semana, moradores do bairro da Federação, em Salvador, se queixaram do aparecimento de aranhas na região e uma moradora está internada em razão da picada do animal. 

 

No ano de 2021, a Bahia registrou 779 casos e 5 óbitos por picadas de aranhas, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

 

O mês de novembro foi o que apresentou mais ocorrências, com 8 notificações e uma pessoa morreu decorrente do acidente. O mês de fevereiro registrou 81 ocorrências e nenhum óbito. 

 

Os meses que registraram óbitos pelo acidente com os aracnídeos foram: janeiro, março, maio, outubro e novembro, com uma morte cada. 

 

Atrás apenas da estação da primavera, que notificou 209 casos, durante o verão de 2021, a Bahia recebeu 206 queixas e registrou dois óbitos. 

 

Imagem: Priscila Melo
 

De acordo com o coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox), Jucelino Nery, a evolução das picadas de aranha para internação e óbito são raras, mas é preciso ter atenção com o animal. 

 

No Brasil, existem três espécies de aranhas venenosas: a aranha-marrom, aranha-armadeira e a viúva-negra. Porém, as aranhas mais comuns em Salvador são as marrom e armadeira.

 

“É importante lembrar que nem toda aranha de cor marrom é a aranha-marrom, do gênero Loxosceles, de importância clínica”, alerta. 

 

Segundo Nery, a confirmação da espécie só acontece através de identificação feita por um biólogo e a população não deve tocar nos animais com a mão ou pisá-los. “O ideal é retirá-la do ambiente de forma segura, com uma vassoura, por exemplo, para evitar acidentes”, recomenda.

 

Em caso de picada, o tratamento é feito de acordo com o tipo de aranha e sintomas apresentados pela vítima. No caso de aranhas de importância toxicológica (aranha-marrom, viúva-negra e armadeira) é necessário fazer o uso de soro antiveneno. 

 

“Por isso, é importante que a pessoa acidentada procure o serviço médico. O CIATox-BA irá orientar o médico quanto ao diagnóstico e tratamento de cada caso, indicando o uso de soro, se for necessário”, diz Nery.

 

Quanto às aranhas "comuns", que criam teias nas residências, Nery afirma que elas não oferecem riscos à saúde, mas que alergias de pele podem ocorrer por contato com alguns tipos de tecidos, produtos de higiene e alimentos, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

 

Como forma preventiva para afastar esses animais, o ideal é manter o ambiente limpo, dentro e fora de casa; livre de lixos, entulhos, restos de material de construção e acúmulo de madeiras; sempre sacudir calçados e roupas antes de utilizar; colocar telas em janelas; manter berços e camas afastados da parede; limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas, podendo colocar telas para evitar a passagem desses e outros animais e fechar as frestas nas janelas.

 

A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) informou que os registros de óbitos estão sendo investigados para confirmação da ocorrência, visando afastar possibilidade de erro de notificação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS