Últimas Notícias

Governo federal define datas para Enem 2022

 

Governo federal define datas para Enem 2022
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, manunciou a aplicação do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. As datas foram anunciadas na noite desta quinta-feira (20) após o jornal Folha de S.Paulo publicar que o exame ocorreria nos dias 6 e 13 de novembro. Integrantes do Inep trabalhavam com essas datas, sem previsão de mudança.

 

As provas devem ocorrer após as eleições, como é comum em anos eleitorais. O exame direcionado para privados de liberdade está marcado para 13 e 14 de dezembro, segundo informações de técnicos do órgão. Nesta aplicação também fazem candidatos que tiveram algum problema nas provas iniciais.
 

O ministro também anunciou no Twitter que uma portaria com o calendário das avaliações de 2022 será publicada nesta sexta (21) no Diário Oficial da União.
 

Sob o governo de Bolsonaro, o Enem tem sido alvo de pressões para interferência em seu conteúdo. O objetivo seria alinhar a prova à diretriz ideológica de Bolsonaro, que tem críticas acumuladas a questões supostamente de esquerda ou inadequadas.
 

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou, entretanto, que questões que foram alvo de Bolsonaro e conservadores foram eficientes para avaliar conhecimento dos participantes.

 

Bolsonaro chegou a pedir para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, questões que tratassem o golpe de 1964 por revolução, em consonância com o revisionismo histórico que ele e apoiadores defendem.
 

Uma portaria do Inep estabelecia uma espécie de "tribunal ideológico", com a criação de uma nova instância permanente de análise dos itens das avaliações da educação básica. A ideia foi abortada depois da má repercussão.
 

O Enem 2021 foi marcado por baixo número de inscritos e participantes. A edição foi ainda a mais excludente da história, com a menor proporção de inscritos pretos, pardos, indígenas e pobres.
 

Parte desse cenário é atribuído por congressistas e especialistas ao próprio MEC. Ministro da Educação, Ribeiro negou-se a estender no ano passado gratuidade a faltosos do exame no ano anterior, realizado em meio ao avanço da Covid-19.
 

Na aplicação regular, fizeram de fato o exame 2.179.559 pessoas. Na prova impressa, a abstenção foi de 29,5%. Já na aplicação digital, que teve 69 mil inscrições confirmadas, a taxa de faltosos foi de 50,1%.
 

Os resultados dos participantes estarão disponíveis em 11 de fevereiro, segundo o Inep.
 

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unifica) começam no dia 15 de fevereiro e vão até 18 do mesmo mês. Já o prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, será a vez do processo de inscrição no Fies.


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS