Últimas Notícias

Moderna inicia testes em humanos para vacina contra o vírus HIV

Medicamento usa tecnologia mRNA, a mesma utilizada no imunizante contra a Covid-19


 

As primeiras doses de uma vacina contra a aids usando tecnologia de RNA mensageiro foram administradas a humanos, anunciaram nesta quinta-feira, 27, a empresa de biotecnologia americana Moderna e a International Aids Vaccine Initiative. 

O chamado teste de fase 1 será realizado nos Estados Unidos em 56 adultos saudáveis sem HIV. Apesar de quatro décadas de pesquisas, os cientistas ainda precisam desenvolver uma vacina contra essa doença que mata centenas de milhares de pessoas a cada ano. 

No entanto, os sucessos recentes da tecnologia de RNA mensageiro, que permitiu o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 em tempo recorde, incluindo a da Moderna, aumentaram as esperanças.

O objetivo da vacina em teste é estimular a produção de um determinado tipo de anticorpo (bnAb), capaz de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV, o vírus causador da aids.

A vacina visa educar as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, a produzir esses anticorpos. 

Para isso, o ensaio testará a injeção de um antígeno inicial, ou seja, uma substância capaz de induzir uma resposta imune, e um antígeno de reforço injetado posteriormente. Eles serão injetados via tecnologia de RNA mensageiro. 

"A produção de bnAbs é amplamente considerada um alvo da vacinação contra o HIV, e este é um primeiro passo nesse processo", disse o comunicado.



A Tarde 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem



header ads