Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Dirigentes ocidentais alertam para invasão 'a qualquer momento' da Ucrânia pela Rússia

 Repercutindo tom adotado por presidente dos EUA na véspera, vários governos pedem saída de seus cidadãos de solo ucraniano; Putin conversará por telefone com Biden e Macron no sábado.

Foto: Ministério da Defesa da Rússia


Governos ocidentais seguiram o caminho do presidente dos EUA e emitiram alertas sobre o risco de uma invasão russa da Ucrânia, ao final de uma semana marcada por poucos avanços diplomáticos e pela guerra de versões entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Moscou.

Segundo o jornal o Globo, está prevista para este sábado (12), que o líder russo, Vladimir Putin, mantenha conversas telefônicas separadas com os presidentes dos EUA Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron.

Em visita à Austrália, o secretário de Estado, Antony Blinken, seguiu o tom alarmista adotado por Biden na véspera e afirmou que uma invasão russa é iminente.

"Colocando de forma simples: continuamos a ver sinais preocupantes de uma escalada russa, incluindo a chegada de novas forças na fronteira com a Ucrânia", declarou Blinken, em entrevista coletiva. "Como mencionamos antes, estamos em uma janela de invasão, que pode ocorrer a qualquer momento, incluindo durante a Olimpíada", completou.

Blinken se referia aos Jogos de Inverno, que ocorrem em Pequim até o dia 20 de fevereiro — analistas lembram que, em 2008, a intervenção russa na Geórgia teve início dias antes da Olimpíada daquele ano, realizada também na capital chinesa.

No começo da tarde, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, repetiu o alerta, e pediu que todos os cidadãos americanos deixem a Ucrânia em até 48 horas. Embora não confirme ter informações de inteligência sobre uma decisão final de Putin de invadir a Ucrânia, ele afirma que a Rússia já posicionou as forças necessárias para uma invasão de grande porte, e que o Kremlin estaria buscando uma motivação para atacar. Sullivan declarou ainda que a primeira etapa de uma eventual guerra seria uma série de bombardeios aéreos.



Metro1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS