Últimas Notícias

Preço do café aumenta mais de 50% no Brasil em um ano

 Variação no preço do café é de um ano, conforme levantamento do IBGE. Apenas em janeiro, o preço do café torrado e moído aumentou 4,7%.


Uma das bebidas mais consumidas no Brasil, o café, está assustando os consumidores pelo preço. Em um ano, o preço para o consumidor subiu 56%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas em janeiro, o preço do café torrado e moído aumentou 4,7%.

A alta nos supermercados é consequência da disparada dos preços no campo.

A saca do café arábica, por exemplo, o mais usado na indústria de torrefação, passou de R$ 485 em 2020 para R$ 1.510 hoje, de acordo com o Centro do Comércio do Café de Minas Gerais (CCCMG). O estado é o maior produtor do país e há dois anos tem registrado queda na produção.

Apesar do encarecimento, os cafeicultores do Espírito Santo dizem que isso não representa um lucro maior. Isso porque, com o dólar mais valorizado e a inflação, os custos para a produção também subiram.

“Hoje, 70% do valor da saca de café fica na roça que a gente investe de novo, entre adubo, calcário. Então para nós está até pior, porque a saca subiu o preço, mas o preço do adubo subiu muito”, conta o agricultor Edno Polla.

Para os próximos meses, a tendência ainda é de alta no preço. A justificativa é que, mesmo caso a safra deste ano seja melhor, os resultados só irão refletir para o consumidor a partir do segundo semestre.

Este ano, o Brasil deve colher mais de 55 milhões de sacas de café, quase 17% a mais do que em 2021, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Fonte: g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads