Últimas Notícias

Rússia faz exercícios militares com mísseis; EUA e UK reforçam promessas de sanções

 

Rússia faz exercícios militares com mísseis; EUA e UK reforçam promessas de sanções
Foto: Reprodução / @KremlinRussia_E


Militares da Rússia realizaram, neste sábado (19), exercícios com mísseis balísticos e de cruzeiro. O presidente russo Vladimir Putin e o belarusso Alexander Lukashenko acompanharam os atos de dentro de um centro de comando.

 

De acordo com o G1, vídeos divulgados pelo governo russo mostraram um caça lançando um míssil de cruzeiro do ar, um veículo de lançamento móvel disparando um míssil balístico intercontinental e um míssil hipersônico lançado pelo mar, segundo o jornal americano "The New York Times".

 

 As armas já haviam sido mostradas antes, mas duas delas foram projetadas para evitar defesas antimísseis dos Estados Unidos, de acordo com o jornal. O Kremlin disse que o teste foi projetado para mostrar a “tríade” da Rússia – lançamentos do solo, ar e mar, que refletem os tipos de armas do arsenal americano. Também neste sábado (19), a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, reforçou que, se a Rússia invadir a Ucrânia novamente, os Estados Unidos e os principais países da Otan – a aliança militar do Ocidente – vão impor sanções sem precedentes ao país liderado por Putin.

 

O premiê britânico, Boris Johnson, fez uma afirmação na mesma linha de Harris. "Se a Rússia invadir seu vizinho, vamos fazer sanções a empresas importantes de lá. Faremos com que eles não tenham acesso a dinheiro, principalmente por meio do mercado de Londres", disse o chefe do governo britânico.

 

Moscou também havia anunciado que o treinamento envolveria soldados do distrito militar do sul da Rússia, das Forças Aeroespaciais, das Forças Estratégicas e das frotas do Norte e do Mar Negro. Segundo o Kremlin, o objetivo das manobras era "testar o nível de preparação" das forças envolvidas e a "confiabilidade das armas estratégicas nucleares e não nucleares".

 

Em sua definição mais ampla, as forças "estratégicas" russas servem para responder a ameaças, inclusive em caso de guerra nuclear. Estão equipadas com mísseis de alcance intercontinental, bombardeiros estratégicos de longo alcance, submarinos, navios de superfície e aviação naval com mísseis convencionais de longo alcance.





Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads