Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Biden enfatiza que os EUA não vão “lutar a 3ª Guerra Mundial” na Ucrânia

 Presidente americano comentou sobre possibilidades de escalada do conflito e reforçou que "cada centímetro do território da Otan" será defendido.


Em pronunciamento nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou sobre as possibilidades de uma escalada de tensão em relação à guerra no Leste Europeu. No entanto, Biden reforçou que os EUA “não vão lutar a Terceira Guerra Mundial na Ucrânia”.

O presidente americano reiterou o total apoio aos aliados da Otan e garantiu que os EUA vão defender “cada centímetro do território” da aliança e continuarão “dando apoio aos nossos aliados europeus”.

“Quero ser claro, porém, vamos garantir que a Ucrânia tenha as armas para se defender de uma força invasora russa. E enviaremos dinheiro e ajuda alimentar para salvar a vida dos ucranianos. Vamos receber refugiados ucranianos de braços abertos se de fato eles vierem até aqui”, afirmou Biden.
Possibilidades de uma Terceira Guerra Mundial

De acordo com Biden, o envio de apoio militar americano diretamente para a Ucrânia causaria a Terceira Guerra Mundial.

“Não se enganem sobre a ideia que mandaríamos ofensiva militar, aeronaves, tanques, pilotos e equipes americanas para a Ucrânia. Se isso acontecer, será a Terceira Guerra Mundial. Vamos deixar isso bem claro, por favor, não se enganem”, alertou o presidente americano.

A declaração acontece depois que os EUA recusaram formalmente a oferta de caças da Polônia que poderiam ser transferidos para zonas de combate na Ucrânia. O governo polonês afirmou estar pronto para colocar todos os seus caças MIG-29 em uma base da Força Aérea dos EUA e colocá-los à disposição de Washington.

Os EUA recusaram a oferta e afirmaram que o envio dos caças seria uma “possibilidade de irritação à Rússia”. Nesta sexta, Biden fez a mesma avaliação e reforçou que há mais de 12 mil soldados americanos nos países ao redor da Ucrânia.

O presidente americano ainda avaliou que caso as tropas russas invadam o territória da Otan, “começará a Terceira Guerra Mundial”. Biden afirmou que o país tem essa obrigação devido ao artigo 5º da Otan, que diz que os recursos de todos os países-membro podem ser usados para proteger qualquer uma das nações que integram a aliança.

Também nesta sexta, o vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Andrew Bates, disse que a estratégia atual da Rússia é “escalada sem fim”.

“A única estratégia de Putin tem sido a escalada a cada passo, mas está se tornando cada vez mais claro que é uma escalada sem fim, e sua brutalidade errática, que vem às custas do povo russo e, novamente, de suas próprias tropas desmoralizadas, está se provando ser um desastre para o seu país”, disse o porta-voz.



CNN Brasil


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS