Últimas Notícias

Rússia e Ucrânia se reúnem hoje e tentam cessar-fogo decisivo

 A reunião acontecerá um dia após a queda da cidade portuária de Kherson, de 290.000 habitantes, no sul do país, às margens do Mar Negro. Tropas russas avançam em cidades do leste do país, como Kharkiv e Mariupol.


A guerra na Ucrânia chega nesta quinta-feira, 3, a seu oitavo dia de combates. Uma segunda rodada de negociações visando um eventual cessar-fogo, ventilada desde ontem, deve acontecer nesta tarde em Belarus, após uma primeira reunião nesta semana não ter avançado.

Enquanto isso, as Nações Unidas reportam que a guerra já levou à fuga de um milhão de refugiados. O governo ucraniano estima que o número de vítimas já chega a 2 mil civis.

Os combates continuaram na madrugada desta quinta-feira. Ao sul, o prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, confirmou que a cidade de 290 mil habitantes está sob controle russo, após combates desde ontem. Esta é a maior vitória até o momento das tropas russas.

As tropas também prosseguem com a ofensiva em cidades do leste do país, sobretudo Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia e a que tem sofrido alguns dos piores ataques até agora, e Mariupol, ponto estratégico perto da Crimeia, anexada em 2014.

A capital Kiev não teve vítimas nesta noite, segundo as autoridades. Veja abaixo as últimas atualizações.
Negociações sobre cessar-fogo

Os avanços militares da Rússia acontecem poucas horas antes da segunda rodada de negociações entre as partes desde o início da ofensiva, determinada em 24 de fevereiro pelo presidente Vladimir Putin.

As discussões acontecerão em um ponto de Belarus próximo da fronteira com a Polônia", afirmou o líder da delegação russa, Vladimir Medinski.

Os primeiros contatos na segunda-feira, também em Belarus, não registraram avanços.




Exame

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

header ads