Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Mesmo com reservatórios cheios, consumidores ainda vão pagar caro por conta de luz

Especialistas explicam que as contratações já feitas para uso obrigatório de termelétricas pelos próximos três anos continuarão pressionando o preço da tarifa de energia.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Apesar da melhora nos níveis dos reservatórios do país e da diminuição, ao menos até o momento, do uso das termelétricas, as perspectivas para o consumidor em relação à redução da conta de energia não são boas.

Segundo especialistas, os brasileiros podem esperar, a partir de maio, o fim da tarifa de escassez hídrica — a mais alta de todas, com custo de R$ 14,20 a cada 100 KWh consumidos.

No entanto, a conta final de luz a ser paga não deve sofrer impactos significativos e vai continuar cara, mesmo com o fim da bandeira tarifária.

Isso porque, segundo os especialistas, ao longo da crise hídrica do ano passado, o governo federal fez contratações emergenciais bilionárias para o uso de termelétricas, que entrarão em operação a partir de maio deste ano até dezembro de 2025.

Ou seja, essa conta ainda será repassada para os consumidores finais durante todo esse período. As contratações emergenciais já somam cerca de R$ 11,7 bilhões.

Segundo o professor de planejamento energético da UFRJ, Diego Malagueta, a boa notícia é que o cenário hídrico atual traz segurança energética. Isso significa que não há riscos de racionamentos ou cortes de energia, como houve ao longo da crise do ano passado.

Os reservatórios do Nordeste estão com 96,65% de sua capacidade e os do subsistema Norte com 98,59%.



CNN BRASIL 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS