Últimas Notícias

Câmara aprova MP e gratuidade para despachar mala em voos vai a sanção


Câmara aprova MP e gratuidade para despachar mala em voos vai a sanção

A Câmara dos Deputados aprovou, no fim do dia desta terça-feira (24), a medida provisória que proíbe a cobrança para despachar bagagens em voos nacionais e internacionais. O texto também possibilitará que o governo federal realize a licitação sob a modalidade de concessão em oito aeroportos nacionais. 

 

O texto prevê o fim da cobrança para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e de uma mala de até 30 quilos em voos internacionais havia sido incluído por deputados na medida provisória. No Senado, o item foi aprovado separadamente do texto principal.

 

De acordo com o que divulgou a Folha de São Paulo, a cobrança por malas despachadas foi autorizada em 2016, através de resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em 2019, o Congresso já havia derrubado a cobrança pelo despacho de uma bagagem até 23 quilos em aeronaves de até 31 assentos. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, barrou o dispositivo.

 

A media provisória também extingue a necessidade de contratos de concessão das empresas aéreas, libera a construção de aeródromos sem autorização prévia e autoriza as empresas a barrarem por até um ano os passageiros indisciplinados.

 

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, com a aprovação do texto, o governo federal também está autorizado a realizar a licitação sob a modalidade de concessão patrocinada em oito aeroportos no estado do Amazonas. Os aeroportos são de Barcelos, de Carauari, de Coari, de Eirunepé, de Lábrea, de Maués, de Parintins e São Gabriel da Cachoeira.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS