Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

IBGE lança nesta segunda-feira o Censo 2022; edição deste ano terá novidades


IBGE lança nesta segunda-feira o Censo 2022; edição deste ano terá novidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta segunda-feira (1), a 13ª edição do Censo Demográfico. O lançamento oficial do levantamento acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de representantes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Neste ano, o Censo será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. Segundo o  diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, ele é uma das maiores operações censitárias do mundo, para tanto, a participação da população representa um ato de cidadania. 

 

Os dados obtidos pelo órgão permitem que se tenha uma fotografia mais próxima do que é o país. São detalhes que contribuem, por exemplo, para que se saiba detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão.

 

Para Azeredo, é fundamental atualizar o quantitativo da população em cada município. “Até porque toda distribuição do número de vereadores, do número de deputados, tudo isso corre em função dos números do Censo da estimativa de população”.

 

Os primeiros resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados no dia 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

 

O processo será feito 100% de forma digitalizada, contará com informações geolocalizadas, questionários específicos para comunidades quilombolas e indígenas, além de perguntas destinadas para pessoas com deficiência e transtornos de espectro autista (TEA). As informações são da Agência Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS