Últimas Notícias

Salvamar apoia evento inclusivo para pessoas com deficiência em Itapuã

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) participa, neste domingo (23), das 7h30 às 11h, de uma ação inclusiva na praia da Rua K, em Itapuã. A atividade, promovida pela Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), tem como objetivo proporcionar aos jovens, assistidos pela instituição, um momento de lazer diferente.

 

De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o órgão já vem trabalhando com ações sociais, de inclusão, sobretudo em eventos relacionados à praia. Ele destaca que o projeto Cavalo Marinho visa a inclusão social das crianças com necessidades especiais nas praias, em um ambiente em que elas não estão habituadas a frequentar.

 

“É um processo terapêutico de motricidade e movimento. E tudo é trabalhado na água, que é um ambiente novo, pelos técnicos da Abae. Nós, da Salvamar, estaremos presentes dando segurança e apoio para que o projeto aconteça da melhor maneira possível”, declara Dantas.

 

Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Salvamar apoia o evento há três anos. A Unidade de Pessoas com Deficiência (UPCD), que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), também é parceira da iniciativa.

 

Cavalo Marinho – Com o nome de Cavalo Marinho – Inclusão é A Nossa Praia, o projeto acontece em Salvador desde 2016, e conta com uma equipe multidisciplinar, que possibilita o banho assistido para as pessoas com deficiência, assim como a realização de atividades na areia da praia. A fundadora da Abae, Cristina Guimarães, afirma que o evento é um espaço democrático que traduz o direito de todos, mostrando a importância de possibilitar este momento às pessoas com deficiência.

 

“As atividades lúdicas realizadas integram o programa socioassistencial e o olhar para a família com filhos especiais, partindo da premissa básica para o fortalecimento de vínculos com a sociedade, e que tenhamos efetivamente uma sociedade inclusiva”, conta a gestora. O evento conta ainda com o apoio da Polícia Militar, através da Polícia Montada de Salvador, da empresa Sicoob e demais colaboradores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
PIROPO NEWS