Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Semana do Livro e da Biblioteca movimenta escola municipal no Rio Vermelho


Foto: Lucas Moura/Secom

Nesta Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada desde o último dia 23 até sábado (29), a Escola Municipal Oswaldo Cruz, localizada na Rua do Meio, 13, no Rio Vermelho, tem desenvolvido uma programação especial de incentivo à leitura para os 386 estudantes matriculados desde o Grupo IV até o 5º ano, com idade entre 4 e 13 anos. Uma das iniciativas é o projeto Portas que Contam Histórias, através do qual as portas das salas de aula da unidade de ensino foram pintadas e decoradas pelos alunos com ilustrações reaproveitadas de livros que seriam descartados em função do longo tempo de uso.


Foto: Lucas Moura/Secom

 

Outra ação, destacada pela bibliotecária da escola, Cláudia Costa, é o Letras que Encantam, projeto pedagógico que ressalta o compromisso da escola com o estímulo à leitura. “Neste projeto, cada turma trabalha com um tópico de literatura para desenvolver ações ao longo do ano. Por exemplo, se o tema da turma for uma autora, como Ruth Rocha ou Ana Maria Machado, ela vai pesquisar a biografia da escritora, suas principais obras, apresentar leituras dramáticas e sessões de contação de história a partir de um livro dela”, acrescentou.

 

Cláudia ainda relatou que, durante a fase de distanciamento social imposto pela pandemia, as atividades de leitura foram realizadas à distância, por meio da plataforma Google Meet. Por meio da ferramenta, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar histórias encenadas para seus pais.


Foto: Lucas Moura/Secom

 

Aluno do Grupo V da Oswaldo Cruz, Caio Barbosa, de 6 anos de idade, descreveu o que mais gosta de fazer na biblioteca da escola. “Eu gosto muito de ler livros com meu amiguinho Davi. E o meu livro preferido é o Bicho Folharal [de autoria de Ângela Lago]. E eu gosto de contar histórias. Teve um dia que eu li O Gato Xadrez [de Bia Villela] para todos os meus colegas e também para a 'pró' [professora]. Foi muito legal”, contou.

 

Biblioteca – Para o suporte ao estímulo à leitura, a Escola Municipal Oswaldo Cruz possui uma biblioteca climatizada com cerca de 5 mil títulos. Pelo menos uma vez por semana, todas as turmas da escola comparecem ao local para participar da contação de histórias, onde os alunos ouvem as narrativas dos livros disponíveis e aprendem a criar e a contar suas próprias histórias, como num verdadeiro clube de leitura. Os estudantes também podem tomar livros de empréstimo todas as quintas e sextas-feiras e levá-los para lê-los em casa durante uma semana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS