Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

STF dá fim a afastamento e determina volta de Paulo Dantas ao cargo de governador de AL

 

STF dá fim a afastamento e determina volta de Paulo Dantas ao cargo de governador de AL

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso decidiram, nesta segunda-feira (24), que o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB-AL), deve retornar ao cargo. As informações são da Folha de S. Paulo.

 

A decisão é uma derrota para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Candidato à reeleição, Dantas é aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e faz oposição tanto a Lira quanto a Jair Bolsonaro (PL).

 

Os magistrados revogaram o afastamento dele em decisões distintas. Eles atenderam pedidos para reverter a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em meio à disputa eleitoral, havia confirmado o afastamento até o fim de 2022.

 

Em sua decisão, Gilmar Mendes entendeu que o Código Eleitoral proíbe medidas cautelares contra candidatos a cargos majoritários (como governadores) desde os 15 dias antes do primeiro turno até 48 horas depois do segundo turno.

 

Já Barroso considerou que há "dúvida razoável" sobre a competência para o afastamento pelo STJ, responsável por analisar casos sobre governadores, uma vez que as suspeitas se referem ao período em que Paulo Dantas era deputado estadual.

 

Como o afastamento foi determinado entre o primeiro e o segundo turno das eleições — e Paulo Dantas concorre à reeleição — , os ministros destacaram que o Judiciário deve evitar decisões que interfiram na disputa eleitoral.

 

Os ministros decidiram em três processos: ADPF 1.017, apresentada pelo PSB e de relatoria do ministro Gilmar Mendes; e Reclamação 56.518 e HC 221.528, ambos apresentados pelo governador e de relatoria do ministro Barroso.

 

O governador de Alagoas é investigado por suspeitas de organização criminosa e lavagem de dinheiro em suposto esquema de desvios na Assembleia Legislativa de Alagoas. Conforme os autos, o esquema teria começado em 2019, quando o governador era deputado estadual.

 

Salários recebidos por servidores fantasmas estariam sendo desviados por meio de saques em favor de algumas pessoas, entre elas Paulo Dantas.

 

Paulo Dantas teve 46,6% no primeiro turno das eleições, contra 26,7% de Rodrigo Cunha, apoiado por Lira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS