Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Vacina contra meningites está disponível nos 156 postos de Salvador


Vacina contra meningites está disponível nos 156 postos de Salvador
foto Bruno Concha SECOM

Diante de um surto de meningite em algumas cidades do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) reitera que as vacinas contra as meningites, seja a meningocócica tipo C (conjugada) ou a ACWY, estão disponíveis nos 156 postos de vacinação da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A Bahia também já apresenta um aumento considerável no número de casos de meningite no estado.

 

De acordo com a prefeitura de Salvador, a vacinação contra meningite tipo C foi ampliada temporariamente para menores de 20 anos e trabalhadores da área da saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

 

No calendário básico de vacinação da criança, a vacina meningocócica C é administrada em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Para os adolescentes de 11 a 14 anos é disponibilizada a vacina ACWY.

 

Os documentos exigidos para recebimento da dose são CPF, Cartão SUS, cartão de vacinação e documento comprobatório de vínculo profissional. A estratégia é válida até fevereiro de 2023, conforme o referido documento da Sesab/MS.

 

Neste ano de 2022 foram notificados 170 casos de meningite em Salvador, destes, 99 foram confirmados, sendo um do tipo C. No comparativo com o ano de 2021, quando foram notificados 28 casos, houve um incremento de 71,7% do número de casos confirmados da doença.

 

O secretário da SMS, Decio Martins, afirmou que Salvador não apresenta perspectiva de surto da doença, no entanto é fundamental a atenção de todos quanto à importância da vacinação como uma ação preventiva. “É importante lembrar que a meningite é uma doença grave e com alto índice de mortalidade. Reforçamos a importância de a população comparecer a um dos postos para receberem a vacina, a fim de evitar cenários similares aos observados em São Paulo”, explanou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS