Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Castramóvel atende no Salvador Norte Shopping neste mês de novembro

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

 

O Castramóvel, serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, atende até o fim deste mês de novembro no Salvador Norte Shopping, no bairro de São Cristóvão. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Por dia, são realizados até 60 procedimentos.

 

Ao todo, 35 vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais podem ser agendadas através do e-mail agendamento.dipa@ gmail. com , ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica atualizada do animal.

 

No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o animal esteja em jejum e o tutor deve apresentar RG e Cartão SUS, além do cartão de vacinação do animal.



Foto: Jefferson Peixoto/Secom

 

Vantagens – De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Holanda, são diversas as vantagens da castração dos animais. “Além do controle populacional para cães e gatos, reduz as doenças reprodutivas e os riscos de enfermidades mamárias, ovarianas e uterinas. Também há uma redução de doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para humanos”.

 

Para Carla Álvares, moradora do bairro de Mussurunga e tutora das cadelas Mel e Juma, a castração é uma alternativa para evitar a procriação e, consequentemente, o abandono animal. “Mel tem 2 anos, quando eu a adotei ela estava grávida. Juma é uma de seis filhotes. Eu tive muita dificuldade para encontrar um lar para os outros cães, então resolvi castrar as duas para evitar uma futura procriação”, contou.

 

Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS