Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Competição de tecnologia revela talentos na rede pública de ensino de Salvador

 

Foto: Otávio Santos/Secom 


 

Nove alunos da rede pública municipal foram homenageados com medalhas de bronze, no encerramento do projeto Maratona Tech, na manhã da quinta-feira (15), na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia. A homenagem foi concedida aos estudantes por terem chegado à fase final da competição e contemplou também a entrega de placas de homenagem para os gestores envolvidos. 

 

“Eu estou muito feliz por ter chegado até aqui. Participar desta competição foi um sonho realizado. Espero participar de muitas outras e cada dia mais estar entrosado com esse universo tão fantástico, que é o da tecnologia”, disse Andrei Conceição Oliveira, de 15 anos, aluno do 9º ano, na Escola Municipal Hildete Bahia de Souza. 

 

A jornada de aprendizagem Maratona Tech foi lançada em maio deste ano, de forma conjunta, pelas secretarias municipais de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), com foco na inserção de conhecimentos e desafios tecnológicos, para alunos do último ano do Ensino Fundamental II, da rede pública municipal. A ação foi realizada em parceria com a Associação Cactus e Movimento Tech. 

 

Estímulo ao mercado de tecnologia – A iniciativa começou em dez escolas municipais e envolveu cerca de 500 estudantes, com a proposta de disseminar a prática tecnológica e a cultura empreendedora entre os jovens, desde o período educacional. O Projeto Maratona Tech faz parte das estratégias do Salvador Tech, programa desenvolvido pela Semdec com a proposta de despertar novos talentos nas áreas de tecnologia e inovação. Com apoio de grandes empresas tecnológicas, como XP, Buser, Btex, Ifood, dentre outras, a estratégia objetiva disseminar conteúdos em tecnologia, com a perspectiva de ser ampliada para os próximos anos. 

 

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, a inserção do jovem nesse grupo de programação e tecnologia é indispensável para o crescimento profissional. “A Semdec acredita muito no poder que a tecnologia tem para alavancar ainda mais a nossa cidade. A intenção é incentivar esses estudantes, para que enxerguem a tecnologia como um caminho profissional. Essa competição já acontecia para estudantes do ensino médio e é importantíssima a participação do público mais jovem, com idade entre 13 e 14 anos, em atividades desse universo, principalmente para prepará-los profissionalmente”, contou a gestora. 

 

“É grande a importância de auxiliar o jovem nesse processo de crescimento e inserção no mercado de trabalho. A secretaria vai continuar incentivando esses alunos que já demonstraram interesse pelo mundo da tecnologia, dando meios para que eles possam se desenvolver nesse universo, inclusive participando de outros projetos e programas já existentes na Prefeitura”, adiantou. 

 

O secretário Marcelo Oliveira ressaltou a importância da tecnologia tanto no processo de ensino e aprendizado, quanto na construção de novos conhecimentos e competências. "Já temos a tecnologia permeando o nosso dia-a-dia, o nosso modo de viver. Aproximar os alunos dessa realidade é fundamental, principalmente considerando as tendências relativas às profissões do futuro. Esses conhecimentos farão a diferença no futuro de cada aluno", disse o titular da Smed, destacando ainda a iniciativa da Prefeitura de distribuir tablets aos alunos municipais e chromebooks aos professores. Ele enfatizou, ainda, a importância do envolvimento das famílias na educação das crianças. 

 

Premiação – Foram premiados os alunos Alessandro dos Santos Sena, Andrei Conceição Oliveira, Aquila Azevedo Santos Souza e Carlos Arthur Mendes Bispo, da Escola Municipal Hildete Bahia; e Emerson Ferreira dos Anjos Santos, Jonathan Wallace Guedes Moreira, Lucas Alencar de Jesus, Samuel dos Santos Ribeiro e Wendell Santos Sena Gabriel, da Escola Municipal Hildete Lomanto. 




SECOM Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS