Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Morar Melhor reforma mais 100 imóveis em comunidade de Paripe

Fotos: Betto Jr./Secom 

 

A comunidade de Encantada, em Paripe, ganhou um presente especial neste final de ano: a reforma de 100 imóveis em situação precária através do programa Morar Melhor. A ordem de serviço, que formaliza as intervenções na comunidade, foi assinada pelo prefeito Bruno Reis na noite de quarta-feira (14) ao lado da vice-prefeita, Ana Paula Matos, e demais gestores municipais.  

 

Esta é a terceira vez que o programa contempla os moradores de Paripe com melhorias nas residências. Nas etapas anteriores foram 1.053 casas reformadas. Na ocasião, Bruno Reis destacou que a Prefeitura está dando uma contribuição para melhorar a vida da comunidade, fomentando melhores condições de vida e dando dignidade às famílias. O prefeito aproveitou a ocasião e anunciou que mais 50 imóveis também serão reformados na localidade.  

 

"Efetivamente esse programa tem um alcance social como talvez nenhum outro tenha. Nenhuma outra iniciativa é capaz de mudar a vida de uma família de verdade como o Morar Melhor. O que temos de mais precioso depois da nossa família é a nossa casa, onde descansamos e vivemos muitos dos melhores momentos de felicidade da nossa vida. É um resgate da autoestima destes cidadãos” afirmou. 

 

O gestor do executivo municipal explicou que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, Salvador conseguiu se reestruturar, retomar o Morar Melhor e garantir que as famílias possam viver em lares com melhores condições. "Todas as casas cadastradas antes da pandemia terão as obras concluídas. Estamos finalizando a terceira etapa do programa e iniciando as obras da quarta etapa. Vamos acelerar cada vez mais”, afirmou.  

 

Sonho – As obras na comunidade já tiveram início e 32 imóveis já passaram por intervenções. Uma das famílias contempladas pelo programa foi a de Eunise e Edson Mota, moradores do bairro há 33 anos. O casal celebrou a reforma do imóvel que residem com os três filhos Evelin, Maria Luiza e Deivide.  

 

“Sonhamos com a reforma desta casa há oito anos. Agora quando eu olho para ela me pergunto se é minha casa mesmo, de tão bonita que está. Planejamos tanto essa ação e ela nunca saiu do papel, pois sempre havia algum empecilho. Só em chegar dentro de casa e dizer que ela é minha e foi o Morar Melhor que fez é a realização da minha vida. Se minha casa está reformada, minha vida também está”, contou Evelin, emocionada. 

 

Funcionamento – Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil. Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, a Prefeitura já reformou 40 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador.  

 

O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. 



SECOM Salvador 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS