Últimas Notícias

Autor de projeto defende túnel para pedestres em Salvador e diz que obra unirá níveis da cidade

 


O professor e arquiteto Paulo Ormindo deu maiores detalhes sobre o projeto que serviu de base para a obra do túnel subterrâneo exclusivo para pedestres que deve ligar o Campo da Pólvora ao Comércio. A ideia foi anunciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) na última quarta-feira (8).

“A prefeitura, mais especificamente a Fundação Mário Leal Ferreira, contratou um grupo de professores ligados à USP para consultoria de como melhorar a mobilidade do centro histórico”, lembra Paulo Ormindo. Na reunião, o grupo propôs um alargamento da Avenida Sete de Setembro, ao que o arquiteto discordou e fez a contraproposta do túnel subterrâneo. 

“Para melhorar a mobilidade, tem duas possibilidades: ou é subterrânea ou é aérea", afirma ele. A ideia inicial trazia ainda passarelas ligando o Centro Histórico com a Avenida Joana Angélica. De acordo com Ormindo, a ideia chegou à Prefeitura de Salvador no fim da gestão do prefeito ACM Neto (União). O arquiteto se reuniu com a prefeitura para discussão do projeto em 22 de novembro do ano passado.

Para ele, a construção do túnel é positiva e uma forma de otimizar a utilização do metrô . “Acho uma possibilidade interessante articular os 3 níveis da cidade. Cidade Baixa, Baixa dos Sapateiros e o nível da Cidade Alta, a Avenida Joana Angélica e articular tudo junto ao metrô”, aponta ele. “Pegaria todos os passageiros do Comércio, passageiros que chegam pelas lanchas ou pelo ferry boat e até mesmo turistas de cruzeiros, o pessoal do subúrbio ferroviário e todos os passageiros de ônibus", completa, em entrevista ao Metro1.



Metro1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS