Últimas Notícias

MP-DTF pede condenação de Nelson Piquet por falas racistas e homofóbicas contra Lewis Hamilton

 

Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias



(Bahia Notícias) - O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DFT) pediu a condenação do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet por falas racistas e homofóbicas contra o piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. O pedido foi feito nesta última quarta-feira (8). O processo foi aberto em julho de 2022 por entidades sociais contra o brasiliense.

"Restam claramente configuradas violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais, abrangendo o âmbito constitucional e infraconstitucional", diz o parecer.

 Movido por quatro associações de defesa aos direitos da população negra e LGBTQIA+ (Aliança Nacional LGBTI, o Centro Santos Dias de Direitos Humanos, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas e EducAfro), o processo pede R$ 10 milhões de indenização a Piquet. O valor seria utilizado para abrir editais a órgãos que defendem pautas ligadas aos movimentos sociais em questão.

 A entrevista havia sido feita no final de 2021, mas só ganhou notoriedade em junho do ano passado. Em trechos divulgados na internet, Piquet usou o termo racista "neguinho" para se referir a Hamilton ao falar sobre o acidente com o piloto Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Inglaterra. O atual bicampeão mundial de F1 é genro do brasileiro.

"O "neguinho" meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, "aqui eu arranco ele de qualquer maneira". O "neguinho" deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem", disse Piquet.

 Em outro trecho, o tricampeão volta a citar Hamilton com a mesma expressão e ofende o antigo rival Keke Rosberg, campeão em 1982 e pai de Nico, que foi companheiro de equipe e adversário do heptacampeão. Piquet se refere ao inglês de forma homofóbica, sugerindo que ele estaria "dando o c*..." ao perder o título do campeonato de 2016.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS