Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Após ida à China, Lula recebe chanceler da Rússia nesta 2ª em Brasília

 


O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarca em Brasília na manhã desta segunda-feira (17/4), e será recebido no Palácio do Itamaraty pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. À tarde, o representante russo terá uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para às 15h.

Esta é a primeira vez que um representante do primeiro escalão do governo de Vladmir Putin vem ao Brasil, após o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. A posição brasileira de neutralidade se mostrou dúbia em diversos momentos do conflito.

Segundo o Itamaraty, a pauta do encontro bilateral inclui as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação, bem como o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais.


“A visita também será ocasião para tratar do conflito na Ucrânia. O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada”, informa o MRE.

A visita russa ao Brasil foi discutida e confirmada pelos chanceleres no início de março, durante reunião dos ministros de Relações Exteriores do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo.

Conforme a agenda do MRE, Lavrov visitará a chancelaria brasileira no Itamaraty pela manhã, e fará uma declaração à imprensa às 13h, ao lado de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.

A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.

Negociação de paz

A vinda do principal diplomata russo a Brasília ocorre em meio às propostas de Lula para a criação de um grupo de mediação, com nações não envolvidas no conflito, que tem o objetivo de alcançar o restabelecimento da paz no Leste Europeu.

Desde o início do conflito, a diplomacia brasileira, sob a gestão de Jair Bolsonaro, adotou uma posição de neutralidade, sem condenar uma resolução bélica para qualquer desacordo. Do outro lado, Luiz Inácio Lula da Silva chegou a dizer, no ano passado, que Zelensky é tão culpado pela guerra quanto Putin.

Em janeiro deste ano, já no comando do Palácio do Planalto e em uma mudança de discurso, Lula disse que a Rússia cometeu um “erro crasso” ao invadir a Ucrânia, mas afirmou que “quando um não quer, dois não brigam”.

Parceiro da Rússia em fóruns como o Brics, grupo composto por Rússia, Índia, China e África do Sul, o país é visto com bons olhos pelo Kremlin por não fornecer armas a Kiev, como têm feito países do Ocidente.



metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS