Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Cientistas curam camundongos com câncer de mama em duas semanas



 Em um estudo inovador, pesquisadores da Universidade Fudan, na China, afirmam ter curado camundongos com câncer de mama em apenas duas semanas após o implante de um microdispositivo que priva o oxigênio das células cancerígenas. A inovação foi divulgada na revista Science Advances em 31 de março.

A bateria autocarregável funciona com água salgada injetada na área cancerígena, consumindo o oxigênio das células em um processo chamado hipóxia. Os pesquisadores explicam que esse sistema faz com que as células cancerígenas “passem fome” sem o oxigênio necessário para se desenvolverem. Ela também permite que uma nova classe de medicamentos, os pró-fármacos ativados por hipóxia (HAPs), mate os tumores, deixando o tecido saudável intacto.

O dispositivo foi implantado nas axilas de 25 camundongos de laboratório com câncer de mama. “Depois de 14 dias, os tumores nos cinco camundongos que receberam a bateria e o tratamento medicamentoso diminuíram em média 90% – com quatro dos camundongos experimentando o desaparecimento do tumor”, afirma o principal autor do estudo, Fan Zhang, professor da Universidade Fudan.

Os tumores nos outros grupos de roedores – que incluem os que não receberam tratamento, os que receberam apenas drogas HAP, uma bateria implantada não funcional ou apenas a bateria funcionando – permaneceram do mesmo tamanho ou aumentaram ao final do estudo. As informações são do Metrópoles.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS