Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Mundo pode enfrentar temperaturas recordes com retorno do El Niño

O mundo pode quebrar um novo recorde de temperatura média em 2023 ou 2024.

Foto: Globo Rural

(Reuters) - O mundo pode quebrar um novo recorde de temperatura média em 2023 ou 2024, impulsionado pelas mudanças climáticas e pelo retorno antecipado do fenômeno climático El Niño, disseram cientistas climáticos.

Os modelos climáticos sugerem que, após três anos do padrão climático La Niña no Oceano Pacífico, que geralmente reduz ligeiramente as temperaturas globais, o mundo experimentará um retorno ao El Niño, a contraparte mais quente, ainda este ano.

Durante o El Niño, os ventos que sopram para o oeste ao longo do Equador diminuem e a água quente é empurrada para o leste, criando temperaturas mais quentes na superfície do oceano.

"O El Niño é normalmente associado a temperaturas recordes em nível global. Ainda não se sabe se isso acontecerá em 2023 ou 2024, mas acho que é mais provável do que não", disse Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia.

Os modelos climáticos sugerem um retorno às condições do El Niño no final do verão boreal e a possibilidade de um forte El Niño se desenvolver no final do ano, disse Buontempo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS