Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Hospital Municipal de Salvador recebe novo certificado de qualidade

Hospital Municipal de Salvador recebe novo certificado de qualidade
Foto: Bruno Concha/Secom


 A Organização Nacional de Acreditação (ONA), ligada ao Ministério da Saúde e responsável pelo mais importante sistema de acreditação no país, concedeu ao Hospital Municipal de Salvador certificação da qualidade "Acreditado Pleno Nível 2", pela cultura organizacional de melhoria contínua e compromisso com padrões de qualidade e segurança. O atestado envolveu um processo minucioso de avaliação e revisão de procedimentos e protocolos. 

 

A qualificação atestou e reconheceu o nível de automatização da instituição, a qualidade do atendimento, a eficiência e celeridade dos processos internos; bem como o nível de segurança estrutural, de proteção sanitária e a harmonia entre os diversos setores. Em novembro de 2021, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) alcançou sua primeira certificação - Acreditado ONA – Nível 1, dentre os três níveis emitidos pela ONA.  

 

“Estamos muito orgulhosos com essa certificação, que assegura a credibilidade do primeiro hospital municipal da capital baiana e promove aos pacientes uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua. Com apenas cinco anos de existência, somos o segundo hospital público local a obter a certificação”, avalia a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. 

 

De acordo com o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, a acreditação reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos da estrutura, garantindo maior segurança e reduzindo os riscos no ambiente hospitalar. Ele acrescenta que essa iniciativa, ao envolver avaliações e melhorias estruturadas, é importante também para incentivar o aperfeiçoamento constante dos serviços. “Queremos seguir operando com nível de qualidade e segurança compatível aos dos melhores hospitais do país”, acrescentou Gustavo Mettig. 

 

Aperfeiçoamento constante – A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde no Brasil. Foi criada em 1999 baseada em métodos regionais e manuais internacionais de certificação, como da América Latina, Estados Unidos e Inglaterra. A certificação também orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, contribui para um maior engajamento da equipe multiprofissional, que atua alinhada às estratégias e diretrizes da instituição.  

 

“A consequência disso são pessoas mais satisfeitas”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa. O gestor enfatiza que essa é uma indicação de que o hospital segue evoluindo para a melhoria da prestação dos serviços à população. 

 

Metodologia internacional – Equipamento da Prefeitura de Salvador exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMS funciona na Boca da Mata com estrutura completa, equipe assistencial altamente qualificada. É gerido pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, desde que foi inaugurado, em abril de 2018. 



Ascom/SMS 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS