Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SAJ ABRE NESTE SÁBADO (27/05) O CALENDÁRIO JUNINO COM FESTIVAL DE FORRÓ, CAVALGADA E ANIVERSÁRIO DA CIDADEf







Os festejos comemoram os santos Antônio, João e Pedro

Fotos/Luciano Almeida

A partir de sábado (27/05), Santo Antônio de Jesus inicia o seu calendário de festejos juninos com uma programação extensa que celebra os santos Antônio, João e Pedro. Além de grandes shows, a cidade resgata as tradições do arrasta-pé nos ritmos do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas. O Festival de Forró do Recôncavo, neste sábado e domingo, será o ponto de partida dos 30 dias de festa, que tem como tema Vem com tudo que está completão, vem pra SAJ neste São João. No domingo, a programação prossegue com a tradicional Cavalgada, que marca a abertura da Festa do Padroeiro.  

Na próxima segunda-feira (29/05), a cidade inteira acorda já com a alvorada que anuncia o dia do Aniversário de Santo Antônio de Jesus. A comemoração dos 143 anos contará com diversas atrações, destacando os shows de Thiago Aquino, André & Mauro, Igor Neves e Sam & Kawan. Já no clima totalmente junino, SAJ segue festejando o seu padroeiro, Santo Antônio, de 01 a 13 de junho, na matriz em frente à Praça Padre Mateus. Antes da missa, todos os dias a partir das 16 horas, haverá apresentações de música ao vivo na Vila de Santo Antônio, no quiosque da Praça Padre Mateus. 

A animação vai ficar ainda mais intensa com o Festival Regional de Quadrilhas Juninas (17/06), e a celebração da Missa Festiva de Santo Antônio (21/06), que contará com o show do cantor Silvio Brito e artistas locais. 

No mês do São João, o grande destaque são os shows com as estrelas da música nacional e local, que reúne cerca de 100 mil pessoas no Espaço do São João. De 22 a 25 de junho, os dois palcos principais receberão Bell Marques, Zé Neto e Cristiano, Nattan, Lucy Alves, Limão com Mel, Nadson o Ferinha, Mari Fernandez, Tayrone, Jaldo Rodrigues, Targino Godin, Del Feliz, Adelmário Coelho e Danniel Vieira.

O calendário será encerrado com a festa de São Pedro da Sapucaia (02/07), evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

FESTIVAL DE FORRÓ

O 1º Festival de Forró do Recôncavo, nesta sexta e sábado, marca o início do arrasta-pé junino com diversas ações culturais e shows de forró, em Santo Antônio de Jesus. Aberto ao público, o evento contará com oficinas de dança e instrumento, exposição de artigos típicos em stands, arrastão cultural, campanha ecológica e ações sociais junto a comunidades em situação de vulnerabilidade no município.

O festival se notabiliza por apresentar à comunidade uma produção cultural sem fins lucrativos, evidenciando a autêntica cultura nordestina e o Forró como patrimônio imaterial e cultural brasileiro. Idealizado pelos agentes culturais Guto Leal e Gi Andrade, músicos e representantes da banda Forró Menina Bonita, a festa será realizada pela FMB Produções e Oficina 21, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de SAJ.

“Santo Antônio de Jesus é um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. Um evento como este vem somar ainda mais para fortalecer a identidade cultural das nossas festas juninas, valorizando o forró como grande patrimônio cultural do nosso nordeste”, enfatiza Silvia Brito, secretária de cultura, turismo e Juventude de SAJ.

PROGRAMAÇÃO JUNINA 

27 E 28/05: Festival de Forró do Recôncavo

28/05: Cavalgada de Abertura do Trezenário

29/05: Aniversário da cidade / Show de Thiago Aquino

01 a 13/06: Quermesse do Padroeiro – Igreja de Santo Antônio de Jesus

17/06: Festival Regional de Quadrilhas Juninas 

21/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus

22 a 25/06: Show com grandes atrações nos palcos principais.

22 a 25/06: Forró das crianças; Forró das Antigas, Forró da Vila da Agricultura, Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop)

02/07: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural de SAJ.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS