Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Prefeitura eleva em cerca de 70% atendimentos do CadÚnico nos primeiros cinco meses de 2023

 



A Prefeitura de Salvador elevou em cerca de 70% os atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com dados da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o número de serviços efetuados saltou de 87.097 de janeiro até maio de 2022 para 146.285 no mesmo período deste ano.  

 

Segundo o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a pasta tem trabalhado para ampliar os atendimentos nos pontos fixos e também nos postos itinerantes. “Como forma de amenizar a crise que o país vive, a Sempre atuou na efetivação da elevação do número de atendimentos do Cadastro Único, não apenas em nossa sede no Comércio, que antes realizava uma média de 6 mil atendimentos mensais e, neste último mês de abril, realizou mais de 15 mil atendimentos, mas também através da ampliação do número de postos de serviços itinerantes”, frisou.  

 

O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para concessão de benefícios como o Bolsa Família. Júnior Magalhães ainda destacou o recente estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) que aponta que a Bahia tem 51,6% dos seus habitantes em situação de pobreza.  

 

“Infelizmente, a Bahia é um dos nove estados da federação em que a maior parte da população é composta por pessoas em situação de pobreza, ou seja, que vivem com renda mensal de até R$ 665,02. Por isso, a Prefeitura de Salvador não mede esforços para que essas famílias superem essa situação de vulnerabilidade social”, complementou. 

  

Magalhães destaca que ampliar os atendimentos na sede, com a contratação de mais cadastradores e descentralização dos serviços, foi essencial para atingir o objetivo de fazer esse serviço chegar para essa população que mais precisa. Informou ainda  que, em breve, a Sempre divulgará mais ações neste sentido.  

 

No mês de abril, quando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome efetuou o bloqueio dos cadastros unipessoais, a pasta realizou uma força-tarefa e aumentou em quase 200% o número de atendimentos na sede. 

 

“Embora a pasta não seja responsável por concessão, bloqueio ou exclusão referentes ao Bolsa Família, todas essas ações mostram o empenho da gestão municipal de trabalhar pelo social e por uma cidade menos desigual, consciente de que os benefícios concedidos colocam comida na mesa de muitas famílias que não tem oportunidade de outras rendas”, reforçou o secretário.  

 

Atendimento – A Sempre realiza atendimento presencial, por agendamento, em 35 postos fixos. Através do site www. horamarcada. salvador. ba. gov. br e do aplicativo Fala Salvador, o cidadão pode agendar o seu atendimento para um dos postos abaixo: 

 

- Sede no Comércio; 

- 10 Prefeituras-Bairros (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da lima e Valéria; 

- Unidade Cajazeiras; 

- NUAR, no Comércio; 

- Subúrbio 360, em Coutos. 

- 21 CRAS (Ilha de Maré; Lagoa da Paixão; Lobato; Itapagipe; São Cristóvão; Fazenda Grande; Calabetão; Castelo Branco; CEASA / Cajazeiras; Bairro da Paz; Itapuã; Boca do Rio; Federação; Brotas; Narandiba; Engomadeira; Paripe; Calabetão; Nordeste e Rio Sena). 


SECOM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS