Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador terá programação extensa voltada ao combate da exploração e abuso sexual infantojuvenil

 Fotos: Adam Vidal/Secom 


 Uma série de ações municipais vai marcar a campanha Maio Amarelo em Salvador, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. Os detalhes foram apresentados em evento realizado nesta terça-feira (2), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Luta, em Pernambués, com as presenças da vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, e da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, dentre outras autoridades.  

 

Uma das iniciativas é instalação da Sala de Escuta Especializada na unidade de ensino, que vai atender as crianças e adolescentes vítimas de violência. Salvador deverá ter, inicialmente, três espaços como estes que vão ajudar o público nos encaminhamentos necessários para evitar a revitimização.  


 Fotos: Adam Vidal/Secom 

 

A vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS) reforçou a importância de todos os setores da sociedade agirem juntos para proteger as crianças. “O Maio Laranja é um dos momentos mais importantes da nossa cidade, é quando, de fato, a gente mostra para o mundo uma série de políticas públicas que estamos fazendo de proteção efetiva das crianças e adolescentes. A gente aqui busca, de todas as maneiras, mas especialmente pela educação, fortalecer a rede de combate contra toda e qualquer forma de exploração sexual de meninos e meninas”, pontuou Ana Paula Matos. 

 

Na ocasião também foram lançados o “Decreto Vamos Proteger Crianças e Adolescentes das Violências”; o Núcleo Municipal da Escuta Especializada que, dentre as atribuições, promoverá formações para combater as violações às crianças e adolescentes; e a Operação Especial: Vivências do Primeiro Passo.  

 

A secretária da SPMJ destacou que as variadas ações apresentadas hoje vão colaborar na proteção integral de crianças e adolescentes da capital. "A Bahia é o 4º estado em violação sexual de crianças e adolescentes perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com dados de 2022. Nós precisamos sair desta rota porque é uma pauta negativa e um elemento muito delicado se entendemos que as crianças são o futuro e presente do nosso país. Precisamos cuidar delas de forma antecipada e preventiva”, explicou Fernanda Lordêlo.  

 

Programação – Na solenidade também foi apresentada a programação municipal que será realizada ao longo do mês na capital baiana, com diversas atividades visando alertar para o problema e conscientizar a população. A partir desta terça-feira (2) até o dia 31 deste mês, as secretarias que compõem o grupo de trabalho intersetorial terão uma caixa identificada para arrecadação de absorventes e materiais de higiene pessoal. A arrecadação ocorrerá em alusão ao Dia Nacional da Dignidade Menstrual, lembrado no dia 28 de maio. As doações serão direcionadas a organizações sociais que atuam com pessoas que menstruam na capital.  

 

Terão início amanhã (3) e seguirão até dia 30 formações nos órgãos públicos municipais, rede de hotéis e motéis da cidade, organizações sociais e parceiros, no sentido de orientar como identificar os tipos e formas de violência contra crianças e adolescentes. A proposta é que nesta formação sejam abordados o funcionamento da Rede de Proteção e da escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no nosso município. 

 

Com o tema “Proteger é compromisso social”, a Prefeitura vai realizar uma feira socioassistencial, arte e educação no bairro de Valéria no dia 12, das 9h às 13h. A ação vai envolver diversos órgãos municipais e terá apoio da Unicef.  

 

Para que a campanha alcance ainda mais os soteropolitanos, o Maio Laranja também terá ações nas praias de Salvador. A ideia é reforçar o combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. Na sexta-feira (5), a ação será realizada na Praia de Itapuã (Sereia), às 10h. Já no dia 15, a ação ocorrerá na Ribeira (Barraca Bogari), com início previsto também às 10h. 

 

A Prefeitura também vai mobilizar os baianos contra a exploração sexual infantojuvenil em eventos esportivos. No sábado (6), a campanha ocorrerá na Arena Aquática, na Pituba, às 9h, durante o Festival de Natação para Crianças e Adolescentes. Já no domingo (7) e dia 13 os alvos da campanha serão as torcidas organizadas na Itaipava Arena Fonte Nova. O início das atividades está previsto para às 14h. 

 

Haverá ainda uma visita guiada ao Museu Afro, no Terreiro de Jesus (Centro) com entrega de material com orientações sobre Maio Laranja. A ação ocorrerá no dia 16, às 9h. No dia seguinte a ação se repete na Casa do Carnaval (Centro), também às 9h.  

 

Em parceria com a Câmara Municipal de Salvador a Prefeitura vai realizar uma caminhada, em local a definir, para chamar atenção dos soteropolitanos para a violência sexual contra crianças e adolescentes.  

 

O município vai realizar uma formação voltada a jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). A atividade será realizada no dia 24, das 9h às 11h, no auditório do Ciee, no Caminho das Árvores. No dia seguinte a ação se repete voltada a estudantes do Distrito Sanitário Centro Histórico. Desta vez a atividade ocorrerá na Escola Municipal Vivaldo Costa Lima, no Santo Antônio Além do Carmo, às 14h.  

 

Em alusão ao Dia Mundial do Brincar haverão ações com a temática “do brincar que protege” nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de todas as gerências regionais de educação, nos dias 22 a 26. Já no dia 26 ocorrerá o Dia do Brincar no Parque - A Natureza do Brincar, no Parque da Cidade (Itaigara) com diversas atividades para o público infantil. 

 

Como já é tradição, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) se une à campanha e realiza um pedal pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. A pedalada acontecerá no dia 28, com saída às 8h, na Avenida Magalhães Neto.  

 

Ainda com foco em combater a violência contra o público infantojuvenil nos ambientes de práticas esportivas, será realizada uma formação no com atletas da divisão de base e colaboradores do Esporte Clube Bahia. O evento será no dia 30, às 14h, na Cidade Tricolor. Por fim, no último dia da campanha (31), a Prefeitura realiza ação educativa dentro do Festival Faça Bonito, da Plan Internacional, na Ilha de Maré, às 9h. 



Joice Pinho/Secom 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS