Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Unidades de Pronto Atendimento de Salvador reforçarão incentivo para doação de córnea


Foto: Valter Pontes/Secom 

Texto: Ascom/SMS 

 

Para as pessoas que estão na fila de espera por um transplante de córnea, uma doação pode significar, além de um gesto de nobreza, a esperança e oportunidade de voltar a enxergar. Considerando a importância do tema, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá uma sensibilização de incentivo à captação de possíveis doadores de córnea junto aos profissionais de saúde atuantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).  

 

O pontapé para a iniciativa acontecerá nesta quinta-feira (11), às 14h, na sede do Samu, no Pau Miúdo, com uma reunião de alinhamento entre a equipe do Banco de Olhos da Bahia e a Subgerência de Acompanhamento Pré-Hospitalar da SMS. Estarão presentes multiprofissionais, diretores, gestores e coordenadores. A ideia é capacitar médicos, enfermeiros e assistentes sociais na abordagem junto a pacientes e familiares assistidos nas UPAs municipais. 

 

Atualmente na Bahia, a fila de espera por uma córnea contabiliza 1.234 pessoas que aguardam em torno de 17 meses pelo tecido. Chama atenção ainda a taxa de negativa familiar, que é superior a 70%. De acordo com dados oficiais do Estado, a fila de espera cresceu no período da pandemia, mesmo depois de uma campanha premiada do Banco de Olhos, realizada entre 2017 e 2019 (fila zero de córnea) que, na época, baixou o número de inscritos de 1,3 mil para 496, e reduziu o tempo de espera de dois anos para cinco meses. 

 

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da ação pioneira na rede municipal. “É fundamental a conscientização e solidariedade das pessoas, além do trabalho efetivo de toda equipe envolvida para que a gente avance nas doações. Essa sensibilização servirá para propagar informações sobre um programa tão importante já existente, mas sem ampla adesão. Nosso objetivo, então, é destacar que a doação é um ato humanitário, um gesto nobre de amor ao próximo e aqueles que desejam se tornar um doador, podem se manifestar em vida”, afirma.  

 

Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim e fígado), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. Elas podem ser preservadas por até 15 dias após a sua retirada. A doação não acarreta nenhum gasto para a família do doador.  

 

Saiba mais: 

 

O que é a córnea? 

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho (para exemplificar, podemos compará-la ao vidro de um relógio ou a uma lente de contato). Se a córnea se opacifica (embaça) a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perder a visão. 

  

O que é o transplante de córnea? 

Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão.  Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável.  Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea. 

  

Qualquer pessoa pode ser doadora de tecidos oculares? 

Qualquer indivíduo entre 2 e 80 anos pode ser doador.  Diante de uma notificação de potencial doador, será realizada uma triagem através de aplicação de questionário junto aos familiares, revisão de histórico médico e exames de sangue para definir se há alguma contraindicação à doação.  

 

Até quanto tempo após o óbito os tecidos oculares podem ser retirados? 

O ideal é que os tecidos oculares doados sejam retirados até seis horas após o falecimento.  Por isso, o Banco de Olhos deve ser avisado rapidamente. Mas, caso haja resfriamento do corpo este prazo pode ser maior (em alguns casos, pode ser de até 24 horas). 

  

Se alguém quiser, em vida, doar uma córnea para um familiar inscrito na lista de espera para transplante de córnea, poderá? 

Não. No caso da doação de córnea, este tipo de procedimento não é realizado e não é permitido por lei. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS