Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Famílias exaltam transformação de vida proporcionada pelo Morar Melhor

 



Fotos: Betto Jr. e Valter Pontes/Secom 

Reportagem: Joice Pinho/Secom 

 

O sonho de reformar a casa própria era um objetivo de longo prazo e que parecia inalcançável para muitas famílias soteropolitanas. Mas com a chegada do programa municipal Morar Melhor, que reforma residências precárias de famílias em vulnerabilidade, milhares de cidadãos estão realizando o projeto de mudar de vida sem mudar de endereço.  



 

Apenas este ano o programa habitacional já contemplou comunidades como Baixa de Santa Rita, no Matatu de Brotas, com a reforma de 87 imóveis, e iniciou a execução das melhorias em 200 casas na comunidade de Bate Coração, em Paripe. A ideia da Prefeitura é ampliar o montante de famílias beneficiadas. Assim, até o final de 2024, a expectativa municipal é de reformar 12 mil imóveis.  



 

Abrigo e aconchego – O bairro de Fazenda Grande I já foi contemplado pelo programa duas vezes e contabiliza 301 imóveis reformados pela prefeitura. Dona Maria Antônia Monteiro de Jesus, 60 anos, foi uma das contempladas com as melhorias na residência. Ela festejou a reforma do imóvel que serve de ponto de apoio para uma família extensa. Ela é mãe de nove filhos e avó de 24 crianças. A casa, agora, abriga com conforto os familiares nos almoços nos fins de semana e nos aniversários, que são pura alegria.  

 

Com as melhorias no imóvel em que reside há 41 anos, a aposentada relatou que o local também ficou mais aconchegante para o esposo Antônio Carlos, de 70 anos, que precisou amputar uma das pernas após uma doença, em 2020. “Fiquei muito feliz por ver como minha casa, que era tão feia, mudou tanto. A maior parte dela não tinha nem mesmo reboco. Agora vivo outra realidade. Tenho orgulho de morar aqui e reunir minha família para almoçar no domingo”, contou emocionada.  

 

Fim das infiltrações – Arlene Santos Novais, 44 anos, foi uma das contempladas com a reforma do imóvel na comunidade de Macaúbas, no Barbalho. Lá o programa beneficiou famílias de 200 imóveis e as obras foram finalizadas em março deste ano. Ela é estudante de enfermagem e compartilhou que a vida ficou muito mais agradável na residência depois da passagem do Morar Melhor pela comunidade. Na casa da estudante foram trocadas esquadrias, feito reboco e pintura do exterior, além de reforma do banheiro. 

 

“Aqui tinham muitos problemas com infiltração e o telhado também estava ruim. Eu fiquei desempregada e estava complicado conseguir fazer a reforma da casa. Eu aprovo o programa. Me sinto muito bem de estar na minha casa hoje, principalmente nessa época de chuva, porque não preciso mais botar baldes e bacias pela casa para conter as pingueiras. Hoje saio despreocupada porque sei que minha casa não vai estar molhada quando voltar”, relatou. 

 

Imóveis mais seguros – Além de realizar o sonho dos soteropolitanos, o Morar Melhor também proporciona qualidade de vida. Maria de Fátima Silva, 59 anos, mora na Fonte do Governo, no Candeal, e se emocionou com a conquista da reforma porque o programa resolveu uma demanda que há tempos vinha atormentando sua família: a chuva alagava a residência. 

 

Além de refazer o telhado avariado do imóvel, dando segurança para Maria de Fátima, a prefeitura ainda rebocou e pintou todo o imóvel. A moradora, que reside no bairro há mais de 20 anos com a irmã Ana Sueli e o cunhado Gilmário, contou que nunca perdeu a fé de melhorar seu lar.  

 

“Antes do Morar Melhor chegar aqui eu estava passando por uma situação muito difícil. Meu telhado estava todo podre. Quando começava a chover, a única solução que eu tinha era pedir a Jesus para segurar para não cair na minha cabeça. Eu não teria dinheiro para deixar a casa tão linda como está agora. Só tenho que agradecer a Deus por essa bênção. Minha casa agora é outra”, contou. 

 

Obras em toda Salvador – Diversas outras unidades habitacionais estão passando por intervenções e deverão ser entregues reformadas aos moradores ainda no segundo semestre deste ano. Na comunidade do Vale das Pedrinhas, por exemplo, 200 casas estão sendo reformadas atualmente pelo programa.  

 

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor concede um limite de até R$11 mil em melhorias por habitação contemplada. Por meio do programa, a prefeitura vem garantindo a execução de serviços nas casas, que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Tudo isso, claro, de acordo com a escolha dos moradores. 

 

Desde 2015, quando o programa foi lançado, mais de 40 mil famílias da capital baiana já tiveram suas residências transformadas e podem desfrutar de dias melhores nos seus lares com conforto e dignidade. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS