Últimas Notícias

Cidade referência em Educação, promove curso de primeiros socorros para profissionais que atuam em creches e escolas no cumprimento da Lei Lucas



 Em Nazaré na Bahia, cidade referência na Educação a Prefeitura através da SEMED Secretaria Municipal de Educação, está promovendo cursos de primeiros socorros para profissionais que atuam nas creches e escolas, capacitando e certificando.


A Prefeita Eunice Barreto Peixoto e a Secretária Professora Isleide Embiruçu, estão cumprindo esse dever, não apenas em cumprimento da Lei Lucas, mas pelo carinho, cuidado e zelo que ambas têm para com todos os cidadãos nazarenos.

O curso está sendo ministrado por Nevanilton Lima de Araújo , Coordenador do Samu no município, totalmente preparado com curso internacional de primeiros socorros e iniciou nesta quarta-feira (18), na Creche Irbene Nadal.


A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.


A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.


Por causa do seu filho único, Alessandra Begalli, a mãe do menino Lucas, se mobilizou para lutar por uma causa até então inexistente na legislação brasileira. Ela não se conformou com a situação de morte do filho. Afinal, se houvesse pessoas treinadas na escola — pelo menos para os primeiros socorros — ele poderia ter sido salvo. Assim surge a Lei Lucas.


A Lei Lucas é voltada para profissionais e funcionários de espaços de infância e escolas. Mas, depois de passar por uma atualização deste treinamento ontem, trago sugestões que considero importantes para as famílias:


- A Lei Lucas exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. Se informe se a escola ou espaço de recreação que a criança frequenta tem a equipe treinada para oferecer o primeiro atendimento. E sim, essa lei inclui BUFFETS INFANTIS.


Ouça entrevista com a Secretária Isleide Embiruçu e o Coordenador Navanilton Lima ao PIRÔPO NEWS BAHIA.













Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS