Últimas Notícias

Prefeitura e Unesco promovem ciclo de debates sobre o Centro Histórico em julho



  

Foto: Bruno Concha/Secom 

 

Aberto ao público geral, o ciclo de debates Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador começa na próxima terça-feira (4) e segue durante todas as terças-feiras do mês de julho, sempre às 14h, no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador. As discussões são promovidas pela Prefeitura de Salvador, em parceria com a representação da Unesco no Brasil, e deverão ter a participação da sociedade civil, incluindo comerciantes locais, baianos e turistas, para fazer uma reflexão sobre ações voltadas à dinamização do Centro Histórico e do bairro do Comércio.  

 

Na série de discussões, um palestrante anfitrião receberá um convidado para contrapor experiências nacionais e internacionais com a realidade soteropolitana, levando em consideração as ações que já vêm sendo desenvolvidas no Centro Histórico e Comércio. As palestras serão seguidas de debate aberto ao público. A expectativa é que a troca de experiências contribua para o desenvolvimento das ações futuras do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio.  

 

O debate inaugural com o tema “Reabilitação Urbana” ficará a cargo da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, que recebe Pedro Baganha, responsável pelas áreas do Urbanismo, Espaço Público e Habitação da cidade do Porto, em Portugal. A cidade portuguesa, assim como Salvador, tem o seu Centro Histórico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.   

 

“O Centro Histórico e seu entorno é a região mais importante da nossa cidade, em termos históricos, culturais e sociais. Estamos propondo, com esse ciclo de debates, trazer outros paradigmas, ações e projetos capazes de dinamizar o Centro Histórico em todos os seus aspectos, preservando o seu valor patrimonial”, frisa Tânia Scofield. 

 

Propostas – Ao final do ciclo de debates, será realizada uma oficina de trabalho no dia 26, para discutir os encaminhamentos futuros das proposições do projeto e das reflexões dos debates realizados ao longo do mês.  A ação integra a recente instituição do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, em 27 de abril, e está alinhada ao encerramento do projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a FMLF e a representação da Unesco no Brasil, intitulado “Instrumentos e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo de Salvador”.  

 

Para o secretário de Cultura de Salvador (Secult), Pedro Tourinho, é fundamental a participação popular no processo de construção de revitalização do Centro Histórico. "Nesse momento que estamos conduzindo de reposicionamento do Centro Histórico de Salvador, ouvir as pessoas é de suma importância. Estamos trabalhando em várias frentes para fortalecer nosso patrimônio histórico e esses debates serão essenciais para darmos ainda mais força a esse movimento", considera o gestor. 

 

Distrito Cultural – Em abril deste ano, a Prefeitura de Salvador definiu uma área para centralização, organização e governança dos serviços públicos, sob a denominação de Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio. Em articulação direta com outras secretarias, o Distrito atua em três frentes: cultura; zeladoria; e desenvolvimento urbano, econômico e habitação.  

 

A área da cultura inclui a promoção da cidade de Salvador como destino turístico, a dinamização dos equipamentos culturais, entre outros. A zeladoria reúne operações de manutenção dos espaços públicos e patrimônio histórico, além de limpeza urbana. Já o desenvolvimento urbano capacita empreendedores e disponibiliza plataformas de negócios e serviços.   

 

Programação dos debates:  

 

Dia 4/7 – Reabilitação Urbana   

 

Dia 11/7 – Habitação em Áreas Centrais  

 

Dia 18/7 – Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais  

 

Dia 25/7 – Cidades e Cultura 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS