Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Programa Mulher no Volante oferece cursos gratuitos de direção

 
Foto: Ascom/SPMJ 
 
O Programa Mulher no Volante, idealizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com o Sest/Senat, possibilita a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipos A, B, C e D, além de cursos profissionalizantes para inserção da mulher no mercado de trabalho como motorista remunerada. Iniciado ano passado, o programa ofertou 250 formações, que serão concluídas no final deste ano.   
 
Mais cinco participantes foram aprovadas nos cursos exclusivos que asseguraram todos os custos da primeira CNH, mudança de categoria, além de cursos de formação para mototaxista, para taxista, treinamento especializado de motorista de veículos coletivos de passageiros e condutora de veículos de emergência.   
 
Contemplada com a primeira CNH, na categoria B, Célia Ribeiro Moreira sempre sonhou com a possibilidade de ser motorista habilitada. Sem condição financeira de fazer o investimento, conseguiu alcançar o desejo graças ao programa gratuito da Prefeitura.  
 
“Estou radiante, tive a chance da realização de um sonho que tenho há muito tempo. O projeto é muito positivo, pois incentiva as mulheres a aprenderem a dirigir, se tornarem independentes, podendo também seguir carreira profissional no trânsito. Eu fiz a categoria B, minha primeira habilitação, e estou feliz demais”, comenta.   
 
Sobre os ensinamentos das aulas práticas e teóricas, a recém-habilitada garante que a equipe de professores é extremamente preparada. “Todo mundo muito prestativo e atencioso. Só tenho que agradecer e torço para que todas as mulheres que participaram do programa consigam obter a carteira de habilitação. Que elas não desistam, juntas somos mais fortes”, disse a motorista.   
 
Célia Moreira, que é assistida pelo Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), vinculado à SMPJ, tomou ciência do projeto através das redes sociais oficiais da secretaria. “Vi, me inscrevi assim que eu fiquei sabendo do programa. Torço para que outras mulheres façam o mesmo”, diz.  
 
Incentivo – A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirma que resultados do Programa Mulher no Volante são gratificantes. “As alunas estão sendo aprovadas nos exames do Detran e ampliando suas perspectivas de atuação no mercado de trabalho. Já estamos em tratativa com o Sest Senat para uma nova edição do programa em 2024”, assegura.   
 
O curso da primeira CNH contempla o laudo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), exame clínico e psicológico, aulas teóricas, práticas, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), telemetria e aluguel de veículo. Já a preparação para mototaxista abrange a orientação psicológica, curso de inglês, laudo, exame psicológico e curso para mototaxista.   
 
As inscritas para a CNH de taxistas passam por curso de inglês para taxista e têm direito ao laudo e exame psicológico. E as mulheres que desejarem a habilitação tipo D, que assegura o direito de dirigir veículos de passageiros, serão beneficiadas com o laudo do Detran, a mudança de categoria (caso já tenha CNH), exame toxicológico, aulas práticas B para D, exames clínicos e psicológicos, aluguel de veículo, LADV e telemetria.   

Secom



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS