Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Projeto Rolê Afro em Salvador será apresentado na próxima quinta (20)

 

Foto: Igor Santos/Secom PMS 

Texto: Ascom/Secult PMS 

 

Salvador está prestes a ganhar o Rolê Afro, projeto de fortalecimento e criação de roteiros e pontos de visitação afrocentrados em Salvador. A apresentação do projeto será realizada na quinta-feira (20), das 9h às 12h, na Casa Vale do Dendê, e é voltada para o trade turístico local, ouvindo representes do setor mirando a seleção de 30 pontos de visitação e a criação de dez roteiros de experiências que serão impulsionados pela iniciativa. 

 

Agências de viagem, operadoras de turismo, guias, empresas de hotelaria, entidades e equipamentos culturais e influenciadores ligados ao turismo estão convidados a participar e devem fazer a inscrição através do link bit.ly/44BHX83. São 50 vagas disponíveis para a atividade. 

 

De acordo com Sueli Conceição, fundadora da Àwá Ações Afirmativas e líder do Consórcio executor do Rolê Afro, o encontro funcionará como um grupo de trabalho e contará com metodologia participativa, em que os presentes serão convidados a pensar a sua atuação na cadeia do Afroturismo. “A metodologia é focada no processo de escuta ativa e contará também com grupos focais, com o objetivo de construir coletivamente as ações do Rolê Afro”, completa.  

 

O evento também terá a participação de Antonio Pita, co-fundador da Diáspora.Black, que apresentará a visão de mercado para esses produtos turísticos afrocentrados e trará um pouco das oportunidades que estão sendo desenhadas no país para os empreendedores que atuam nesse segmento, que envolve toda a economia criativa. Segundo ele, há uma demanda crescente no mercado doméstico e internacional.  

 

“Salvador está se consolidando como uma referência para o Afroturismo no Brasil, pelo pioneirismo de desenvolver políticas públicas para o segmento. É muito importante que a cidade estimule a criação, promoção e consolidação de novos roteiros e produtos turísticos que valorizem a sua matriz cultural negra e que destaquem o protagonismo da população negra em toda a história da cidade e também no presente, à frente dos negócios e empreendimentos que dão vida e originalidade ao Pelourinho, à música, à gastronomia, ao audiovisual”, afirma. 

 

Para o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, fomentar o Afroturismo significa promover a inovação da atividade turística local, dinamizando o portfólio de experiências do destino. “Estamos sintonizando a essência cultural da cidade a demandas globais. Vamos transformar Salvador na capital mundial do Afroturismo", diz entusiasmado. 

 

Maylla Pita, diretora de Cultura da Secult, considera que a promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e a promoção do Afroturismo perpassa diferentes frentes. “Desenvolvemos ações desde o fortalecimento dos agentes que compõem a cadeia, passando pelo estímulo à governança, até a identificação e o fortalecimento de experiências e espaços potenciais e de protagonismo da comunidade negra”. 

 

Plano – O Rolê Afro é uma ação integrante do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secult e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com apoio do consórcio formado pela Àwá Ações Afirmativas, Target Euro e Artès, no âmbito do Prodetur Salvador. O projeto realizará a seleção e formatação de pontos turísticos e roteiros de experiências da cidade, além de elaborar estratégias de comercialização nacionais e internacionais, promover famtours e materiais de divulgação. 



Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS